Da Redação – Pr. Cristiano Matias
1) O texto de Eclesiastes 12: 2 na versão King James, revisado e atualizado, diz: “O coração do sábio inclina-se para a direita, mas o coração insensato para a esquerda.”
A primeira coisa a notar é que os conceitos políticos de “direita” e “esquerda” que temos atualmente nem mesmo foram considerados no momento em que escrevemos o versículo.
Salomão era o rei, portanto, vivia sob uma monarquia, que era o regime mais comum dos povos da época. Na monarquia, o poder supremo está nas mãos do rei, então os conceitos políticos de direita e esquerda nem mesmo passaram pela cabeça de um rei.
O que significava direita e esquerda na Bíblia?
(2) Na Bíblia direita e esquerda passam muito longe do atual significado dos termos (mais dentro do campo político). Na Bíblia, a direita, ou o lado direito, era considerado o mais hábil, isso porque sabe-se que a maioria da população é destra e não canhota. Por isso, essa figura era bem compreendida.
A mão direita (ou lado direito do corpo) da maioria das pessoas era mais habilidosa do que a esquerda, por exemplo. Como resultado, o lado esquerdo era mais estranho.
Esta simples observação natural cria a figura do discurso comparativo entre o lado direito (lado direito) e ser “melhor” no lado esquerdo (lado esquerdo).
3) Além disso, o lado direito também serviu como uma figura de honra, prestígio e poder. Veja: “As filhas dos reis estão entre as tuas damas de honra; na tua destra a rainha está coroada com o melhor ouro de Ofir” (Salmo 45: 9).
(4) Outro conceito interessante é o de desvio. Direita e esquerda também podem ser um desvio do caminho certo. Neste caso é o homem incentivada a não ir nem para a esquerda, nem para a direita: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4:27).
(Na verdade, esses foram os termos usados à direita e à esquerda na época de Salomão. Mas ainda temos que analisar o que Salomão queria demonstrar em Eclesiastes 11: 2.
Qual é o significado de direita e esquerda em Eclesiastes 2: 2?
(4) O que temos lá é uma comparação no estilo de “uma coisa” versus “outra coisa”. A comparação entre Salomão é a maneira como um coração bom e um coração mau funcionam (dada a explicação direita e esquerda que mencionei no ponto 2). Eu gosto muito de como a NVT (Nova Versão Transformadora) traduz esse trecho, pois capta o sentido real do ensino: “O sábio escolhe o caminho certo, mas o tolo toma o rumo errado.” (Eclesiastes 10:2 – NVT).
Aqui temos o real significado da expressão: uma comparação de como age o coração do sábio e o coração do tolo no que diz respeito a sua inclinação de fazer o mal ou o bem. Ou seja, nada a ver com posições políticas!
((5) Assim, essa montagem que circula na internet ou é uma espécie de jogo irônico de provocação entre “direita e esquerda” ou é uma manipulação de alguém que tenta ensinar o que a Bíblia não ensina, pois tira o texto de seu contexto e implica algo que o texto não diz originalmente.
Portanto, como servos de Deus, tenhamos cuidado com o apoio que damos a tais produções.
Não sei se você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade em entender a Bíblia, já sofri muito!
Mas não desisti, não me permiti ser derrotado pelos inimigos. E quanto a você, como é conduzida sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? O que é à Esquerda?
A ideologia de esquerda defende que o governo deve garantir o bem dos cidadãos. Para isso, ele deve ser grande e forte, controlando todos os setores da sociedade, regulando as empresas e cobrando impostos.
Suas ideias são inspiradas no socialismo e inspiradas no pensamento de Karl Marx.
O que é a Direita?
A ideologia de direita se baseia no mérito individual e defende uma menor participação do governo na sociedade. Propõe que o próprio mercado dite suas regras e regule o seu funcionamento.
A direita defende uma maior responsabilidade individual e a total autonomia das empresas. Reivindica também a redução dos impostos e a diminuição da intervenção do Estado em questões sociais e econômicas. Seu embasamento teórico vem do liberalismo.
Em dias atuais, essa dicotomia ganhou holofotes e gerou divisões no seio de instituições religiosas das mais diferentes possíveis. Tornou-se comum considerar esta ou aquela religião, este ou aquele grupo de pastores como sendo de esquerda ou de direita. Nesse pensamento devemos perceber a verborragias que são descarregadas nas redes sociais e em outros meios de comunicação por um número de pessoas quase incontável, entretanto devemos deixar claro que ao abordar esse assunto não temos questão de santificar nem demonizar um ou outro pensamento, mas deixamos claro que em nosso entendimento, a formação de juízo deve e tem que ficar a cargo de cada leitor ou leitora desse artigo aqui exposto como indivíduos livres e pensantes capazes de construir suas próprias conclusões.
Pastor Cristiano José Matias
Pastor Presidente IEAD – Vila Rica MT
Bacharel em Teologia
Licenciado em pedagogia
Licenciado em História.
Pós Graduado em Gestão escolar
Docência do Ensino Superior
Pós graduado em Ciências da Religião.