GOSPEL

Pastor responde a menino que quis entender porque Deus não impediu Eva de comer o fruto

Uma das perguntas mais profundas sobre a origem do pecado é o tema de um vídeo que se tornou viral no Instagram, e a resposta do pastor John MacArthur expõe a complexidade da forma como Deus escolheu se revelar à Sua criação.

Em um culto da Grace Community Church, um menino recebeu a oportunidade de perguntar ao pastor MacArthur a dúvida mais sincera de todo cristão: “Meu nome é Joey Cazenza e minha pergunta é porque Jesus não impediu Eva no Jardim do Eden, quando ela comeu o fruto? Quero dizer, Ele poderia simplesmente impedi-la. Porque Ele não fez isso?”, questionou, sob aplausos.

MacArthur, um dos teólogos mais renomados de todos os Estados Unidos, elogiou a formulação da dúvida que angustiava o menino: “Essa é a pergunta mais profunda de todas. […] Os teólogos chamam isso de ‘o problema da teodiceia’: por que há o mal no mundo? Se Deus é absolutamente santo, porque há o mal no mundo? Essencialmente, esse é o questionamento: por que Ele não impediu antes de começar?”.

Na lógica adotada por MacArthur, o pecado foi permitido para que Deus nos revelasse outros atributos que até então não haviam sido manifestos até aquele momento: “A resposta geral é esta: porque Deus a permitiu comer do fruto, Deus permitiu o pecado vir ao mundo, de modo que no final Ele pudesse ser glorificado”, introduziu.

“Deus é um Deus de amor e Ele expressa esse amor em perfeição na trindade, Ele expressa esse amor para Adão e Eva quando passeava e falava com eles antes de pecarem, antes de ela comer o fruto. Então, Deus podia expressar Seu amor”, acrescentou.

Contrastes

Seguindo o raciocínio, MacArthur pontuou que “se nunca houvesse pecado, nunca haveria perdão, misericórdia, graça, não haveria compaixão, cura, restauração”, que são outros atributos de Deus que a Bíblia apresenta.

“Assim, para todo o sempre, os anjos nunca poderiam adorar a Deus por todos esses aspectos de Sua natureza. Então, Deus permite o mal para que Ele apresente Sua graça e misericórdia, e compaixão, porque esses também são atributos de Deus que só podem ser demonstrados através da resposta d’Ele ao pecado”, resumiu.

Ao final da argumentação, o pastor adicionou outra razão para que Ele permitisse a entrada do pecado no mundo: “O fato de Deus ser santo e justo. Ele nunca poderia mostrar o que estes atributos significam a menos que houvesse pecadores para julgar. Então, seja pelo julgamento do pecado, ou pela salvação do pecado, o fato do pecador existir permite que Deus demonstre eternamente a glória de toda a variedade de Seus atributos”, finalizou.

Nos comentários do vídeo, muitos usuários da rede social expressaram discordância do argumento usado pelo pastor, mas um usuário resumiu a conceituação fazendo comparações: “Não há luz sem o contraste com a escuridão, não há cor sem o contraste com o preto e branco, não há som sem o contraste com o silêncio, não há destaques e definições de características específicas sem que haja um contraste com algo oposto”.

 

FONTE : Gospel Mais

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 216 Hoje: 3 Total: 6917816

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.