Um pastor da Igreja Assembleia de Deus de Caruaru, em Pernambuco, viralizou nas redes sociais ao ter um trecho da sua pregação compartilhado nas mídias. No recorte, o líder religioso aparece proibindo que os adolescentes da denominação façam “coração de dorama”, o que provocou a reação até de famosos.
Entre os famosos estão os cantores Anderson Freire, Sorayra Moraes e o também pastor assembleiano Elizeu Rodrigues. Tudo começou quando o pastor Aílton Jr. citou o dorama em sua pregação.
“Não faça mais coração de dorama”, afirmou o religioso, dizendo que adolescentes da sua denominação estavam usando os púlpitos da igreja para tirar fotos fazendo um gesto que remete a esse termo.
O tal gesto é feito com a mão fechada somada ao cruzamento dos dedos indicador e polegar, fazendo assim um “mini coração” – imagem abaixo – tal como outro gesto muito comum, que é o de coração feito com duas mãos, unindo todos os dedos.
O pastor Aílton, por sua vez, comentou durante o culto: “Você sabe o que é dorama? Quem sabe aqui, o que é dorama? Defesa de androginia! Não há definição de macho nem fêmea e todo mundo fazendo sinal de dorama porque são ignorantes”.
Afala do líder religioso rapidamente provocou reações de internautas e famosos. Enquanto Anderson Freire lembrou que o gênero musical rock foi condenado por muitas igrejas no passado, sem o devido fundamento, Sonayra Moraes lembrou que esse termo não tem qualquer relação com o ativismo de gênero.
A palavra dorama é uma expressão japonesa que remete às produções audiovisuais que retratam o “drama” em filmes, novelas e séries produzidas há décadas no Japão e, por consequência, popularizados na Coreia do Sul, de onde foi derivado o termo “k-drama”.
O gesto do mini coração deriva dessa cultura, mas não se sabe exatamente quando ele começou a ser utilizado. A sua popularização, contudo, ganhou força quando personalidades coreanas passaram a utilizá-la para expressar carinho aos fãs.
O que é dorama?
Entre os asiáticos, o coração de dorama é nada mais do que uma forma mais discreta de fazer o símbolo do coração. Eles também acreditam que esta é uma forma mais fiel ao tamanho do órgão humano, que é o equivalente ao de um punho fechado.
Mas, na prática, o mini coração remete à cultura audiovisual japonesa e sul-coreana do gênero dramático, normalmente associado ao romance e à comédia. Um exemplo de dorama muito popular e antigo é o programa Mito Komon, que possui mais de mil capítulos e ficou no ar entre os anos 1969 e 2011, ganhando a sua versão em filme e mangá – desenho.
Ao comentar a polêmica pregação do pastor Aílton Jr., o pastor Elizeu Rodrigues fez uma crítica mais contundente, mas sem citar diretamente o nome do colega de ministério, segundo o perfil Assembleianos de Valor.
“Sou contra o ‘é proibido proibir’, do mesmo modo, sou contra proibir o que a Bíblia não proíbe. Todo pregador sem argumento bíblico apenas diz ‘não faça’. A autoridade do pregador não está em sua entonação vocal nem tampouco em sua expressão facial autoritária, mas na mensagem bíblica e Cristocêntrica que provém das escrituras”, reagiu.
Alguns internautas, porém, saíram em defesa do pastor Aílton, dizendo que as reações contra o religioso seriam ataques de Satanás contra o seu ministério.
“O Pr. Ailton Junior juntamente com seu pai o Pr. Aílton José Alves e todo o ministério de Pernambuco ( IEADPE) sempre foram atacados e sempre serão, afinal, árvore que dá fruto sempre é atacada. A pergunta que faço é: Porque [sic] tantos incomodados?”, questionou um internauta. Assista:
FONTE : Gospel Mais