A israelense-mexicana Ilana Gritzewsky, de 31 anos, compartilhou sua aterrorizante experiência como refém do grupo terrorista Hamas durante os 55 dias de cativeiro em Gaza, em entrevista ao Inteligência Ltda. Podcast, realizada em Israel no mês passado.
Ilana foi sequestrada com seu namorado durante o ataque do Hamas ao Kibutz Nir Oz, em 7 de outubro de 2023. Ela foi libertada em novembro do mesmo ano, enquanto seu namorado e outros amigos do Kibutz continuam em cativeiro.
Relatando os momentos iniciais de terror, Ilana descreveu como os alarmes de alerta começaram a soar enquanto ela tomava café e se preparava para passear com seu cachorro. Ela correu para acordar seu namorado e se abrigaram no local seguro da casa, enquanto os terroristas cercavam o Kibutz, atacando casa por casa.
Após três horas de espera, os sequestradores chegaram à sua residência, destruindo tudo e forçando a porta do abrigo. Tentando escapar, Ilana e seu namorado fugiram pela janela, mas foram cercados pelos terroristas. Ela descreveu a cena do Kibutz em chamas e a violência crescente. Seu namorado tentou ajudar, mas Ilana entrou em estado de choque e foi capturada.
Abusos diversos
Levando-a até Gaza, Ilana passou por diversas formas de tortura física e psicológica, sendo agredida e abusada ao longo do caminho. Uma vez no cativeiro, ela foi mantida em condições precárias, sem cuidados médicos e alimentada de forma extremamente limitada.
Durante esse período, ela descreveu momentos de total desespero, com pensamentos de suicídio, mas também a força de não perder a esperança devido ao amor e fé em sua família.
Após sua libertação, Ilana compartilhou o trauma vivido e a dor por deixar para trás seu namorado e amigos ainda em cativeiro. Ela afirmou que, apesar de estar livre fisicamente, sua alma permanece “enterrada nos túneis” com os reféns restantes.
Ilana, por fim, continua a lutar pela libertação dos outros, enfrentando pesadelos e trauma, mas se mantém firme em sua missão de ajudar a liberar os cativos e denunciar o terrorismo. Assista:

FONTE : Gospel Mais