GOSPEL

Igreja do Nazareno expulsa pastor que defende adesão dos cristãos às causas LGBT

Um pastor e teólogo que publicou um livro defendendo que a denominação onde atuava deveria se tornar inclusiva, foi expulso pela Igreja do Nazareno por conta de sua postura contrária às doutrinas.

O reverendo Thomas Jay Oord foi expulso pela Igreja do Nazareno de seu corpo de membros após o tribunal da denominação considerar que o conteúdo do livro escrito por ele em coautoria com sua filha bissexual ia contra as doutrinas bíblicas.

O livro Why the Church of the Nazarene Should Be Fully LGBTQ+ Affirming (“Por que a Igreja do Nazareno deveria ser totalmente afirmativa LGBTQ+”, em tradução livre) foi publicado em abril de 2023, de acordo com informações do portal The Christian Post.

Desde então, o reverendo Thomas vinha sendo questionado sobre a promoção de ensinamentos que vão contra as doutrinas bíblicas que sua igreja se submete. Na decisão, a igreja – que congrega mais de 2,5 milhões de membros ao redor do mundo – expôs os motivos que levaram à expulsão:

“Oord é culpado de conduta imprópria de um ministro e de ensinar doutrinas em desacordo com a declaração doutrinária da Igreja do Nazareno”, diz trecho da decisão. “Oord não demonstrou absolutamente nenhum arrependimento ou disposição de se submeter à autoridade da igreja… seu comportamento exibe um padrão de desconsideração e desrespeito pela autoridade”, acrescenta o documento.

A decisão é considerada sem precedentes na história da Igreja do Nazareno: “A expulsão não foi inesperada, mas expulsá-lo da associação é duro e vingativo. Estamos fazendo tudo o que podemos para manter as pessoas. Nunca houve uma tentativa de eliminar membros que não acreditam em tudo”, protestou Samuel Powell, professor aposentado de teologia na Point Loma Nazarene University.

Em seu blog, o agora ex-pastor da Igreja do Nazareno afirmou que está sendo “considerado um herege que foi destituído e excomungado”, e acrescentou queixas à forma como foi julgado: “[O] resumo dos procedimentos do julgamento e dos depoimentos das testemunhas neste veredicto não é preciso”.

Sem negar as acusações de desvios doutrinários, o Thomas Jay Oord alegou que “a única afirmação muito precisa é que não estou arrependido de amar pessoas queer”.

Igreja do Nazareno

A Igreja do Nazareno traça suas origens ao Movimento de Santidade Wesleyano do século XIX e é membro do Conselho Metodista Mundial. A denominação relata ter mais de 30 mil congregações ao redor do mundo e aproximadamente 2,5 milhões de membros.

O caso de Thomas Jay Oord não é o primeiro a ser punido pela Igreja do Nazareno nos Estados Unidos após a defesa de visões progressistas sobre questões LGBT: o reverendo Selden Dee Kelley III, pastor sênior da Primeira Igreja do Nazareno de San Diego, na Califórnia, foi considerado culpado de violar os ensinamentos da igreja por um júri de nove membros e, como resultado, perdeu suas credenciais de pregador em 2023.

FONTE : Gospel Mais

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 140 Hoje: 2 Total: 7662006

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.