O pastor, teólogo e escritor Franklin Ferreira, doutor em Divindade pelo Puritan Reformed Theological Seminary e mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, participou do “Positivamente Podcast”, onde abordou aspectos diferenciais na visão de mundo da Igreja e da esquerda política.
Ferreira explicou que a diferença central parte da compreensão de como a sociedade é estruturada. No caso da Igreja, essa estruturação é entendida como sendo Deus e a sua vontade o ponto de partida, vindo a partir dEle a criação da família e só então o Estado.
“Deus é o soberano”, enfatiza o pastor, frisando que, como a família cristã segue a sua vontade, consequentemente se vê responsável pela formação educacional dos filhos, tendo o dever de orientá-los moral e socialmente.
Já na “cabeça do esquerdista”, diz o pastor, essa estrutura é inversa! O Estado, nesse caso, estaria acima de tudo e todos, sendo o responsável direto até mesmo pela tutela moral dos filhos, como uma espécie de gestor administrativo da vida pública, incluindo seus recursos e costumes.
De acordo com o pastor, a visão ideológica de esquerda é algo incompatível também com a cosmovisão judaica, uma vez que os judeus também prezam pela formação moral dos filhos no seio da família, e mais do que isso, também parte da sua formação acadêmica.
Importância do ensino
Para Franklin Ferreira, esse é um entendimento que as igrejas devem ter a responsabilidade de transmitir aos fiéis, o que exige maior investimento no tempo de estudo entre os membros da congregação.
O teólogo sugere, por exemplo, que os pequenos grupos sejam mais valorizados do que a escola bíblica dominical, uma vez que possuem maior tempo e liberdade para abordar diferentes temas.
Em resumo, “essas cosmovisões opostas refletem uma batalha fundamental sobre quem detém a autoridade suprema: Deus ou o Estado”, resume o podcast. Assista três recortes abaixo:
FONTE : Gospel Mais