Grande parte do que se ensina aos filhos é aprendido por eles através do exemplo, mas há certos temas que precisam de ilustrações práticas. Um pai compartilhou o vídeo de um experimento científico que fez com os filhos para ensina-los de forma criativa sobre “domínio próprio”, uma das características do fruto do Espírito.
Em Gálatas 5:22,23a, o apóstolo Paulo ensina que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. Os oito primeiros são compreensíveis para crianças, mas o nono precisava de uma ilustração que os ajudasse a compreender seu significado.
O pai, Alex Wilson, pegou um recipiente com Coca-Cola e óleo vegetal e jogou uma bala de Mentos dentro. Ao contrário da reação química que ocorre quando só há a bebida refrigerante e a bala, a presença do óleo vegetal conteve a efervescência, impedindo que todo o líquido transbordasse como acontece normalmente.
“Pais, façam esta experiência com os seus filhos para ensiná-los sobre autocontrole. Tudo o que você precisa é Coca-Cola, óleo vegetal e Mentos”, escreveu ele em sua conta no Instagram.
No vídeo, as crianças prestam atenção na explicação do pai e aguardam ansiosas para ver o desfecho do experimento científico: “Todo mundo sabe que quando você junta Mentos e Coca-Cola há uma explosão, mas quando você coloca óleo em cima, cria-se algo muito bonito e poderoso”, explicou.
“A Bíblia diz que o domínio próprio é fruto do Espírito. O azeite é o Espírito Santo, a Coca-Cola é o nosso coração, o Mentos é uma espécie de conflito em nossas vidas como a tentação”, acrescentou Wilson.
A essa altura, uma das crianças colocou o Mentos na jarra, e no momento que a bala entrou em contato com o refrigerante, a presença do óleo na parte superior do recipiente conteve a efervescência: “Você já tem o Espírito Santo em seu coração. Mas para praticar o autocontrole, devemos nos concentrar no que Ele nos aponta, isto é, Jesus na cruz, onde Cristo abriu mão de todo o controle sobre sua vida para que pudéssemos receber o autocontrole”.
Confira:
FONTE : Gospel Mais