GOSPEL

Após 40 anos, UMADEMAT retoma suas atividades com jovens e adolescentes de MT

Realizada em Rondonópolis a 78º AGO Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Mato Grosso, nos dias 09 à 12 de maio de 2023, presidida pelo pastor João Agripino de França, Presidente da mesa diretora da COMADEMAT, através do Conselho da Juventude, por meio do seu presidente, Pr. Rogério Moreira dos Anjos ediretoria, oficializa a criação da UMADEMAT União de Mocidades das Assembleias de Deus no Estado de Mato Grosso.

Na ocasião, foi realizado no Templo Sede oCulto stadual da Juventude na direção da CEJUV Conselho Estadual de Juventude no Mato Grosso, formada pela diretoria:

DIRETORIA EMPOSSADA DA UMADEMAT:

Diretor: – Pr. Rogério Moreira dos Anjos – Paranatinga

Vice Diretor: – Pr. Samuel Gonçalves Cuiabá

Coordenador: Pb. João Felipe -Sorriso

 

Secretários:

Pr. Edeéder Luander – Rondonópolis

Pr. Renildo França – Cuiabá

Ev. Fernando – Sinop

Pr. Alexandre – Caceres

Ev. Eliel – Barra Do Garças

 

Tesoureiros

Ev. Tito Gueirins – Cuiabá

Pr. Cleomar Sandin – Nova Santa Helena

Pr. Ildo Rodrigues – Brasnorte

Pr. Esmael  – Jauru  – Umadeoste

Lider De Evangelismo

Pr. Marcos – Jaciara

Pr. Wesdra Marciano – Paranatinga

Ev. Emerson Bueno E Pb. Douglas Hallys – Cuiabá

 

Comunicação E Secretários Adjunto

Pr. André Osório – Sorriso

Pb. David Wilkerson – Pontes E Lacerda

Pb. Lucas Della Rosa – Sinop

Ev. Alisson Lins – Rondonópolis

 

Marketing

Joabe Dutra – Sorriso

Sillas Santos – Cuiabá

Danilo – Arenapolis

Igor – Lucas Do Rio Verde

Elber Rafael – Cuiabá

Marco Antônio – Rondonópolis

 

Coordenadores Do Conselho Estadual Da Juventude Teen – Um Departamento Do Conselho Estadual Da Juventude

 

Ev. Rodolfo Gomes – Cuiabá

Ev. Adriel Jackson – Rondonópolis

Pr. Isaque Aranha Sinop

 

Em depoimentos o seu presidente: Pr. Rogério Moreira dos Anjos, afirmou que será realizado a criação de departamentos para compor a diretoria da UMADEMAT.

Esteve presente no culto o Eng. cívil Sebastião Machado Rezende responsável técnico pela construção do Centro Evangelístico da IEAD de Rondonópolis.

 

Fonte: redação

OS PRIMORDIOS DO TRABALHO COM JOVENS

O princípio dos trabalhos com jovens se funde com a história da Igreja. Consta nos anais históricos que cada pastor de alguma forma deu sua contribuição e apoio para a realização de cultos juvenis.

Os primeiros dados que temos são dos anos 1957-58, quando atuou como coordenadora dos cultos juvenis em Cuiabá a irmã Luiza daSilva, (irmã do saudoso pastor Benedito da Silva – Cáceres – MT). Substituiu-a a então jovem Lucia do Carmo, que permaneceu no cargo até ao o ano de 65, e de sua gestão a realização do 1º Encontro de jovens em Cuiabá MT.

1º. ENCONTRO DE JOVENS EM CUIABA – MT

A ideia surgiu durante a Escola Bíblica realizada no ano de 1958. Havia alguns jovens músicos, dentre eles o irmão Cláudio do Carmo e outros representantes de algumas cidades do Estado. Combinaram em fazer encontros bianuais  de jovens. O local das realizações foram decidos por sorteio, ficando na seguinte forma: Dourados – 1959, Corumbá 1.961 – Cuiabá  11 a 14 de Janeiro de 1.963.  Rondonópolis 1965. (Em Campo Gande seria realizado em 1967, sendo então os encontros  definitivamente cancelados por ordem do pastor  Cícero Canuto de Lima, então presidente nacional das Assembléiasde Deus). O pastor Cícero, , fazia questão de participar de todos os encontros, inclusive esteve em Cuiaba. Os irmãos que participaram lembram que o encontro foi muito abençoado, tendo caravanas com jovens de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Rondonópolis, Rio Brilhante, Ponta Porá , etc.. No total caucula-se a participação de uns 500 a 600 jovens. Mais tarde este encontro passou a ser contado como o 1º. Na lista dos encontros  de Cuiabá e Regiao.

PERÍODO DE TRANSICÃO

Em 1.966, irmã Lucia foi substituída por  aquele que viria ser seu esposo, o então também jovem Jose Pires de Andrade, o qual como auxiliar direto do Pastor Eduardo Pablo Joerk, dirigiu os jovens ate os primeiros anos da administração do Pastor Sebastião Rodrigues de Souza.   Em todo este período o trabalho dos jovens resumia-se na realização de cultos mensais no 3º. Sábado na Sede, evangelismos nas praças, visitas nos lares e tambem foi da iniciativa da liderança dos jovens a criacao do Primeiro programa radiofônico: Voz das Assembléiasde Deus em 1.966. Ate hoje na apresentação do Ev. Cláudio do Carmo pela Radio Cultura. Nestes anos o líder era chamado de Presidente dos Jovens.

No ano de 1978 foi organizado o primeiro conjunto de Jovens no Templo sede, sob a Regência do Jovem Lemuel Lemos Inácio, filho do saudoso Pastor Neemias Jose Inácio.

Durante alguns anos não foi costume nomear lideres anualmente neste período, podemos dizer que havia um colegiado de jovens que trabalhavam e se apoiavam mutuamente, dos quais de alguns jovens:  Jair Fernandes Leite, Jose Azambuja, Lemuel lemos, Armando, Silvano Souto, e outros. Neste período a juventude seguia realizando os cultos gerais na sede, tendo uma certa participação dos bairros. Realizavam visitas nos hospitais e faziam de 5 a 6 cultos relâmpagos nas praças de Cuiabá, bem como buscavam ao Senhor em vigilhas.    

PERIODO DA UMADEMAT

A partir dos anos 80 foi se delineando a liderança do irmão Silvano Souto que com a ajuda dos demais irmãos citados acima, e o Pb. Mauro dos Santos organizou-se a União de Mocidade do Estado de Mato Grosso – UMADEMAT, promoveu ano de janeiro de 1.983, uma grande campanha Evangelísticana Avenida Mato Grosso, com a participação do cantor Severino Silva, seguida do 2º. ENCONTRO DE JOVENS, ambos trabalhos se desenvolveram sob o tema: “Cristo Vive!” Teve como preletor o então muito conhecido pregador Idekazu Takayama, o qual foi grandemente abençoado por Deus na ministração da Palavra e copiosa chuva de benção caiu sobre os jovens presentes, muitos dos quais hoje são obreiros e missionários.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1983 – FEVEREIRO/1984

Nesta administração o trabalho de jovens foi tomando uma nova forma. O então Pb. Mauro dos Santos foi nomeado como superintendente da então UMADEMAT e foi responsável juntamente com os auxiliares Silvano Souto e Gesse de Barros acoordenarem campanhas evangelísticas, finalizando com o 3º. ENCONTRO DE JOVENS   – 16 a 19 de fevereiro de l.984. Com o tema: ´´Temei a Deus e dai-lhe gloria, porque vinda e a hora do seu juízo´´ Ap. 14:7 . Teve como preletor o Pastor Valdir Bi cegoe ficou marcado pelo grande derramamento do poder de Deus entre os jovens. Muitos ficavam prostrados após os estudos, outros saiam carregados, os estudos da tarde emendavam com os cultos da noite, pelo grande envolvimento do poder de Deus.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1984 – FEVEREIRO/1985

O Superintendente de jovens nomeado para esta administração foi o Pb. Gesse de Barros Nascimento, auxiliados pelos jovens Altair Luiz de Moraes (1º vice), José San Martín (2º vice) e Abias (3º vice). Nesta época iniciaram os miniencontros de jovens organizados pelas congregações.  O 4º. ENCONTRO DE JOVENS, aconteceu em fevereiro 1985, sob o tema: “Este e o caminho andai nele” Is. 30:21 e como preletor o Pastor Samuel Bezerra.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1985 – FEVEREIRO/1986

Volta do Ev. Mauro dos Santos como superintendente e Valdenor Assis de Oliveira como Secretário e Odenir Rodrigues comotesoureiro. Houve uma reestruturação da Secretaria com cadastramento de todos os trabalhos e líderes das congregações. Nesta administração foram realizados 9 encontros de oração, 7 miniencontros de jovens e 5 campanhas: Evangelismo de Última Hora. Finalizou-se com o 4º. ENCONTRO DE JOVENS – 2 a 8 de fevereiro de 1.986, tema: “Enchei-vos do Espírito” Ef. 5:18. Neste encontro houve 5 reuniões instrutivas separadas, sendo: 2 para mocas, 2 para rapazes, l para os pais. O fechamento do Encontro aconteceu com 4 cultos simultâneos na Sede, Várzea Grande, Morada da Serra e Jardim Paulista.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 1348 Hoje: 2 Total: 7722699

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.