A ação é uma iniciativa do Departamento de Saúde, vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), do Tribunal de Justiça. As peças arrecadadas serão destinadas ao Hospital do Câncer, que fará a entrega dos itens às mulheres atendidas pela instituição.
Pontos de coleta identificados com a marca da campanha serão instalados na recepção central do Tribunal de Justiça, no acesso ao Departamento de Saúde e Restaurante dos Servidores, e nas recepções dos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande.
Além da participação dos servidores, o público externo que se utiliza dos serviços do Tribunal de Justiça e dos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande também poderão contribuir com a campanha.
Iluminação Solidária – Durante todo o mês, a sede do Tribunal de Justiça e o prédio do Departamento de Saúde, também estarão iluminados de rosa, lembrando sobre a importância de promover reflexões sobre o tema.
A prevenção é o melhor tratamento! – O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Na maior parte dos casos a suspeita se dá pelo toque ou pela presença de alterações nas mamas, detectados pelas próprias mulheres ou por um profissional. No entanto, a patologia tem uma fase em que as lesões são do tipo não-palpáveis. Nestes casos, o exame de mamografia pode identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas, quando as chances de cura são maiores.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta até 95% de chance de cura. É importante que todas as mulheres, independentemente da idade, conheçam o próprio corpo, estejam atentas ao surgimento de possíveis alterações e realizem avaliações periódicas. Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Até o final de outubro, uma série de ações envolvendo a divulgação de matérias de texto, rádio e vídeo, bem como nas redes sociais do Poder Judiciário, e a distribuição de conteúdo informativo será realizada alertando sobre a importância da campanha.
Leia também:
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
FONTE : MatoGrossoNews