CUIABÁ

Stopa recebe embaixadora do Haiti e debate fortalecimento de políticas púbicas voltas aos imigrantes

Da Redação

O prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa, recebeu nesta sexta-feira (26) a visita da embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud. O encontro ocorreu no Palácio Alencastro e contou ainda com a participação do secretário de Governo, Luis Claudio. Na ocasião, o gestor cuiabano e a diplomata demonstraram interesse em fortalecer as relações entre as instituições, visando à implantação de políticas públicas voltadas aos imigrantes.

À embaixadora, Stopa detalhou que a Prefeitura de Cuiabá vem, gradativamente, avançando com implantação de ações que asseguram a inclusão social desse público que tem buscado novas oportunidades na capital mato-grossense. Conforme relatado por ele, sempre é possível constatar, por exemplo, a presença de haitianos no quadro de servidores das secretarias municipais.

“O que temos observado é que são pessoas que têm demonstrado extrema felicidade em estar em Cuiabá. A Prefeitura também tem uma boa parceria e relação com o público haitiano. Fazemos um trabalho para que todos sejam devidamente respeitados e para que também consigam conquistar seus espaços. Vários estão conseguindo se desenvolver, mas obviamente ainda existem aqueles que precisam de um auxílio maior”, comentou.

O secretário de Governo, Luis Claudio, destacou que, além das iniciativas que já estão em andamento, o Município também está trabalhando para garantir que novas ações possam ser colocadas em prática já no próximo ano. De acordo com ele, neste momento, estão em processo final de elaboração duas medidas que vão fortalecer as políticas públicas voltadas para os imigrantes.

“São duas boas notícias que temos o prazer de dar para a embaixadora. A primeira trata-se da oferta de capacitação, que resultará em um curso para ensinar imigrantes a fabricar produtos saneantes. Já a segunda, é a oferta de vagas para que os haitianos trabalharem na Prefeitura, por meio do programa Incluiabá, que tem o objetivo de oportunizar o acesso de grupos minoritários ao mercado de trabalho”, contou o secretário.

Segundo a embaixadora Rachel Coupaud, um levantamento feito pela entidade aponta que cerca de 135 mil haitianos vivem no Brasil, sendo pelo menos 6 mil em Mato Grosso. Ela enfatizou que está fazendo uma série de visitas a governadores e prefeitos com o intuito de construir uma ponte entre as entidades públicas e a Embaixada do Haiti. Dessa forma, espera-se que os serviços cheguem com ainda mais eficiência aos haitianos.

Como símbolo da receptividade cuiabana, Stopa entregou à embaixadora uma réplica da viola de cocho, instrumento que representa a cultura da Capital. Em agradecimento a todo o apoio que a Prefeitura de Cuiabá vem dando aos haitianos, a embaixadora presenteou o prefeito em exercício com uma arte haitiana que reproduz a dança, música e os tradicionais instrumentos do país caribenho.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 236 Hoje: 2 Total: 7706197

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.