CUIABÁ

Prefeito participa do encerramento da 49ª Exposul e elogia realização da feira

Como um dos principais parceiros e incentivadores da realização da mais tradicional feira agropecuária do Estado e do Centro Oeste brasileiro, a 49ª Exposul, o prefeito municipal José Carlos do Pátio, como fez ao longo da realização da feira, prestigiou o último dia de exposição, recebendo atuoridades, convidados, vereadores e a direção do Sindicato Rural, no estande da prefeitura instalado no parque de Exposições Wilmar Peres de Farias.

Pátio recebeu pessoas da comunidade, empresários e autoridades que foram até o estande, para cumprimentá-lo pela gestão e pela parceria com o Sindicato Rural. Acompanhado pela primeira dama Neuma de Moraes, o gestor municipal falou sobre a realização da feira que ele conceituou como mais um grande sucesso, tanto de público, como de movimentação financeira.

O prefeito elogiou a Exposição, como sendo a maior vitrine econômica da cidade, que mostra o nosso potencial produtivo, nossa pujança econômica e nossa natural capacidade de liderança como polo irradiador de tecnologia de produção agrícola.

Pátio juntamente com o vice prefeito Aylon Arruda, receberam pessoas da comunidade, empresários e autoridades que foram até o estande, para cumprimentá-los pela gestão e pela parceria com o Sindicato Rural. Acompanhado pela primeira dama Neuma de Moraes, o gestor municipal falou sobre a realização da feira que ele conceituou como mais um grande sucesso, tanto de público, como de movimentação financeira.

Durante a Exposul, visitantes e integrantes da indústria do agronegócio puderam se inteirar das potencialidades do município e da sua força produtiva na disseminação de alta tecnologia, quer seja na produção de sementes, como milho, soja e algodão, bem como de pastagens em geral.

A cidade se destaca ainda no setor pecuário, com uma significativa produção de carne e material genético de alta performance, empregado no cruzamento industrial e no melhoramento genético de rebanho.

A primeira Dama Neuma, externou a sua satisfação ao comentar que a 49ª Exposul, também voltou o seu foco para a agricultura familiar, que possui um enorme alcance social e também é muito significativa na região pois possui já produz um expressivo volume de produção de alimentos, que abastecem o mercado local e regional, gerando emprego e renda.

Nesse segmento produtivo, famílias inteiras com aptidão agropecuária, vem desenvolvendo atividades sustentadas, com apoio do Sindicato Rural e prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura que tem dado suporte técnico aos pequenos produtores, e procurado integrá-los às novas tecnologias de produção, aumentando e melhorando significativamente a capacidade produtiva nas pequena propriedades, aumentando a sua renda familiar, e talvez o mais importante: fixando o homem na terra.

Mas para isso a prefeitura não tem economizado esforços, e tem procurado criar políticas públicas voltadas para o setor através de cursos e palestras técnicas visando o aprimoramento tecnológico da mão de obra rural, sem contar os investimentos na melhoria das estradas vicinais, substituindo pontes de madeira por aduelas de concreto e levando mais infraestrutura, como poços artesianos e rede de abastecimento de água, energia elétrica, e apoiado projetos de psicultura, hortifruticultura entre outros.

Para manter as famílias na zona rural a prefeitura tem criado condições como escolas e postos de saúde nas comunidades rurais, incluindo as pertencentes às comunidades originárias indígenas da etnia “Boê-Bororo”, que habitam a região a milhares de anos.

Por outro lado, além do viés econômico, a feira agropecuária também movimentou a cidade com com palestras técnicas e shows nacionais que trouxeram artistas de renome reunindo multidões nas apresentações artísticas. Este ano a Exposul bateu seu recorde com mais de 300 expositores locais, regionais e nacionais de máquinas e equipamentos de alta produtividade.

BACIA LEITEIRA

Uma outra atração importante da mostra, foi o tradicional Torneio Leiteiro que prestigiou e premiou os produtores da bacia leiteira da região, que também investem em alta tecnologia de melhoramento genético com animais de raça de alta performance na produção leiteira, igualados aos das maiores regiões produtoras de leite do país.

O balanço oficial da movimentação financeira da feira ainda não foi fechado, mas as expectativas são de que após o período da pandemia, o setor agropecuário que vem demonstrando uma incrível capacidade de superação, recuperação e alavancagem da economia nacional através da produção de divisas, volte a confirmar o grande potencial de produção da cidade, consagrando a sua liderança econômica de segunda maior economia do Estado e uma das principais do país.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 175 Hoje: 2 Total: 7274998

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.