O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Íris, receberam no Palácio Alencastro o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, e discutiram projetos de cooperação entre a capital mato-grossense e o país europeu.
Durante o encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (22), ficou decidido o envio de um projeto à Câmara Municipal, visando tornar Cuiabá “cidade irmã” de Vinnystsia. O conceito estabelece mecanismos para troca de experiências, parcerias e coorperação nos setores culturais, econômicos, sociais e diversos outros.
Na reunião, Abilio reconheceu que Vinnystsia tem uma similaridade territorial muito parecida com a de Cuiabá, considerando rios, parques e atividade econômica.
Ainda na pauta, Brunini ressaltou solidariedade ao povo ucraniano em relação ao período de guerra vivido pelo país.
“Me solidarizo com o momento. Ninguém deseja a guerra e o conflito. Como ex-deputado federal acompanhados de perto essa situação que traz desconforto. Cuiabá está de braços abertos. Temos ucranianos aqui. Toda parceria, compartilhamento de tecnologia, estamos abertos e o que pudermos fazer para o povo ucraniano, conte com a gente”, argumentou o prefeito.
O prefeito destacou o acolhimento do povo cuiabano, que é notório e cultural. Informação que alegrou Andrii.
“Honestamente falando, o governo brasileiro não tem demostrados apoio ao povo ucraniano. Fico feliz com essa recepção e hospitalidade”, afirmou o embaixador, destacando as possiblidades de cooperação entre Cuiabá, o estado de Mato Grosso, a cidade Vinnystsia e a Ucrânia como um todo.
Após o diálogo, prefeito e embaixador trocaram presentes regionais, em sinal de cortesia e fortalecimento cultural.
O secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, o adjunto Gustavo Vandoni e a secretária de Comunicação, Ana Karla, também participaram da reunião.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
FONTE : MatoGrossoNews