Da Redação – Folha Max
Cuiabá será uma das sedes da Copa América, que será realizada a partir de 11 de junho, no Brasil. A confirmação partiu do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos em sua página no Twitter.
Em evento em Brasília, na tarde de hoje, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o Brasil sediará o evento, que estava previsto para ser realizado, inicialmente, na Argentina e Colômbia. Contudo, ao anunciar os Estados que receberiam pos jogos, citou Mato Grosso do Sul e não Mato Grosso.
Os outros estados que receberão as partidas do evento de seleções são: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás. Um quinto estado teria confirmado depois, e Bolsonaro não revelou qual.
Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira (31) e, como o país está sediando outros campeonatos “sem problema nenhum”, ouviu ministros e não se opôs a receber a competição. “Seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América”, disse Bolsonaro.
Quando a Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) anunciou que o Brasil sediará a Copa América após a Argentina recuar de receber o torneio por conta do avanço da Covid-19, autoridades de Mato Grosso se colocaram a disposição para que Cuiabá seja uma das subsedes do evento. Um dos entusiastas foi o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.
O deputado Wilson Santos (PSDB) defensor do evento na Capital, articulou uma reunião virtual do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), receoso com o evento, com o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.
No encontro, o prefeito disse que tem ressalvas a realização de Cuiabá ser sede da Copa América de Futebol. Porém, está disposto a discutir a possibilidade. “A princípio eu considero desaconselhável um espetáculo desta natureza em um período de pandemia. O foco do gestor da classe política é a vacinação da população e não abrirmos novos flancos que dão uma mensagem nada positiva a sociedade. Estou pensando na população e vou ouvir a sociedade para tomar a melhor decisão por Cuiabá”, disse.
2º EVENTO
Este será o segundo grande evento futebolístico que Cuiabá receberá nos últimos anos. Em 2014, a Capital recebeu 4 jogos da Copa do Mundo no Brasil.
A diferença é de que, em 2014, a Arena Pantanal, recém-construída ao custo de mais de R$ 600 milhões, recebeu público. No evento continental, por conta da pandemia, não haverá público nos estádios que receberão os jogos.