CUIABÁ

Mesa redonda discute inclusão social e direitos humanos em Cuiabá

13/12/2023

Mesa redonda discute inclusão social e direitos humanos em Cuiabá

A cultura do respeito aos direitos humanos permeou as discussões na mesa redonda sobre “Inclusão social e direitos humanos” na segunda-feira (11.12) à noite, no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá. O evento foi presidido pelo vereador Kássio Coelho (PRD). Ele promoveu o evento a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Além do vereador, a mesa de honra foi composta pelo secretário adjunto da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Rubens Dias da Silva, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Jandira Andrade, a secretária adjunta de Direitos Humanos, Cristiane Regina Fonseca. A advogada Kaline Dourado mediou a mesa redonda.&nbsp

Kássio Coelho destacou que eventos como esses são importantes para trazer conhecimento sobre as dificuldades de uma parcela da sociedade, que são as pessoas com deficiência.&nbsp

“Tenho defendido muito a questão da acessibilidade para essas pessoas, que hoje não têm condições para trafegar pelas ruas de Cuiabá, pelas dificuldades impostas. É uma vergonha, pois temos investimento superior a R$ 50 milhões e eu espero que as pessoas com deficiência sejam contempladas com políticas públicas dando mais dignidade, garantindo o direito de ir e vir”.&nbsp

Cristiane Regina Fonseca, a secretária adjunta de Direitos Humanos, ressaltou que o mês de dezembro comemora várias datas inclusivas. O dia 3 é uma dessas datas, pois traz à tona as questões das pessoas com deficiência. Além disso, no dia 11 celebrou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“São datas que marcam um grande ponto histórico na sociedade, no que se remete a toda essa questão dos direitos para todos os povos, independente da classe, da cor, do credo, da etnia e assim sucessivamente”.

Túlio Gontijo, coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ressaltou a importância de dialogar sobre o tema. Ele também mencionou que a universidade, por ser uma referência na temática dos direitos humanos e inclusão, tem muito a contribuir para o debate.

“Ao abordarmos direitos humanos e inclusão social, estamos nos referindo às minorias e aos grupos marginalizados. É imprescindível que dialoguemos e debatamos esses temas cada vez mais, uma vez que são assuntos valiosos e importantes para o progresso da sociedade cuiabana”.

Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 114 Hoje: 3 Total: 7677789

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.