O evento, que reconheceu a importância daqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o desenvolvimento e o bom funcionamento do Judiciário mato-grossense, foi realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Palácio da Justiça.
Ela também destacou o legado dos(as) aposentados(as), mencionando que “a aposentadoria não representa um fim, mas sim o reconhecimento de uma carreira marcada por dedicação e comprometimento”. Para a desembargadora, esses servidores “continuam sendo parte importante da história do Tribunal e sua contribuição é motivo de celebração e gratidão por tudo que construíram ao longo dos anos”.
Clarice expressou ainda profundo agradecimento a todos(as) servidores(as) pelo esforço e compromisso e reforçou o orgulho de ser servidora pública. “Este Tribunal é o que é hoje graças ao empenho de cada um”, afirmou, mencionando ainda as iniciativas da gestão voltadas para melhorar as condições de trabalho e promover um ambiente colaborativo e humano.
O presidente eleito do TJMT para o biênio 2025/2026, desembargador José Zuquim Nogueira, parabenizou a atual administração pela realização desse momento fraterno. “Sem os servidores, o Judiciário não existiria”, afirmou. Ele também reconheceu o trabalho da desembargadora Clarice Claudino da Silva, mencionando que deseja dar continuidade a várias ações, inclusive esse legado de valorização das pessoas. “Quero me aproximar da gestão da desembargadora Clarice, pois ela é imbatível. O coração que ela demonstrou é de um tamanho imensurável”.
Melhor Versão – A iniciativa contou com a palestra “Desperte sua Melhor Versão”, ministrada por Karim Khoury, especialista em desenvolvimento pessoal. Khoury apresentou estratégias para lidar com o estresse e a sobrecarga de informações, garantindo foco e qualidade nas ações e palavras. Segundo Khoury, essa prática não só aprimora o desempenho, mas também contribui para a criação de um ambiente mais harmonioso. Ele também explicou que, enquanto desabafar pode aliviar, reclamar constantemente reforça emoções negativas e impede o enfrentamento adequado dos problemas. A solução, segundo ele, é a prática da inteligência emocional, que ajuda a lidar melhor com os desafios e a compreender as emoções dos outros.
Khoury também falou sobre o impacto da linguagem verbal e não verbal, enfatizando que “a comunicação vai além das palavras” e inclui gestos, tom de voz e expressões faciais, elementos que contribuem na construção de confiança e empatia. Ele sugeriu exercícios práticos para aprimorar essas habilidades e criar um ambiente de segurança psicológica, a fim de que as pessoas se sintam confortáveis para compartilhar ideias. Além disso, ele destacou a importância de eliminar a fofoca, promover gentileza e reservar momentos para descompressão e relaxamento, elementos que estimulam o equilíbrio emocional na vida pessoal e profissional.
A diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, enalteceu o evento para a valorização dos(as) servidores(as). “Neste dia, celebramos a dedicação e o compromisso de cada servidor, que enfrenta os desafios diários com resiliência e determinação e representa o coração pulsante de nossa instituição. São pessoas que fazem a diferença, que garantem que a justiça seja, acima de tudo, justa, acessível e eficiente”.
A aposentada Elieth Conceição de Mello, com 30 anos de serviços prestados ao Judiciário na Comarca de Chapada dos Guimarães, foi uma das homenageadas e falou com gratidão: “É uma honra voltar e ser recebida com tanto carinho. Sempre serei servidora do Judiciário, mesmo na aposentadoria”.
O encontro evidenciou o valor humano no Judiciário, lembrando que todos, em suas jornadas, constroem e perpetuam a história dessa instituição que completou 150 anos em maio de 2024.
Também estiveram presentes no evento o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a juíza-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Cristiane Padim da Silva, a vice-diretora-geral Claudenice Deijany F. de Costa, e demais coordenadores(as), gestores(as), servidores(as) e colaboradores(as).
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: auditório cheio, com diversas pessoas sentadas assistindo à presidente do TJMT no palco, com bandeiras oficiais e um telão ao fundo. Foto 2: presidente do TJMT discursando em um púlpito ao lado de cubos decorativos com palavras como “Aposentadoria Humanizada”. Foto 3: presidente e corregedor do TJMT posam para foto junto com servidor aposentado. Foto 4: Diretora-geral do TJMT posa para foto ao lado de servidora. Foto 5: vice-diretora-geral está ao lado de uma servidora. Ambas posam para a foto.
Talita Ormond
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
FONTE : MatoGrossoNews