CUIABÁ

Agenda cultural de 5 a 11 de outubro no interior de São Paulo e capital

11 cidades no Brasil para viajar na primavera
Maurício Brum

11 cidades no Brasil para viajar na primavera

Com a proporção continental do Brasil, as estações do ano acabam se manifestando de formas diferentes ao longo das regiões. A própria primavera vai da floração marcante na região sul, sudeste e centro-oeste, passando pelo clima seco do nordeste e as chuvas fortes no norte.

A boa notícia é que não faltam opções de bons destinos no Brasil durante essa estação. Por isso, separamos aqui 11 destinos em boa hora para visitar na primavera:

1. Holambra (SP)

Com as marcas da imigração holandesa presentes em toda cidade, Holambra não poderia deixar de ser referência em floricultura. Localizada no interior paulista, a 130 km da capital, o município abriga a Expoflora (maior feira do gênero na América Latina), que terminou no último dia 30 de setembro. Mas a cidade continua sendo um bom programa com suas várias plantações que permitem a visitação do público, com destaque para o Bloemen Park , que além de tudo é pet-friendly.

Crisântemos no Rancho Raízes, Holambra, São Paulo, Brasil
Crisântemos no Rancho Raízes, Holambra, São Paulo, Brasil Estufas Abertas/Divulgação

A visita a Holambra também é uma boa oportunidade para conhecer e apreciar a cultura da Holanda através da culinária e dos museus espalhados pela cidade.

+ Veja um guia de Holambra

2. Nova Petrópolis (RS)

Da mesma forma que a cidade paulista, Nova Petrópolis também tem um festival com a temática primaveril que terminou no dia 22 de setembro, a Frühlingsfest, com atrações relacionadas ao folclore e à cultura da cidade, além de ter o ambiente decorado com belíssimas flores colhidas no horto de Nova Petrópolis.

parque-aldeia-imigrante-nova-petropolis
Natureza e preservação das raízes germânicas dão o tom dos passeios por Nova Petrópolis Sabrina Schuster/Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis/Divulgação

Diferente do festival, essa decoração natural não vai embora tão cedo. A Praça das Flores segue deslumbrante, além de abrigar outras atrações, como o Labirinto Verde. Vale também dar um pulo no Parque Aldeia do Imigrante. A cidade fica a 100 km de Porto Alegre e funciona bem com a dobradinha Gramado e Canela.

Continua após a publicidade

+ Veja um guia de Nova Petrópolis

3. Joinville (SC)

Não é só de praias que vive Santa Catarina. A maior cidade do estado (superando em população até a capital Florianópolis) recebe anualmente a Festa das Flores , que este ano ocorre de 12 a 17 de novembro. Além do festival, a cidade conta com o Parque dos Hemerocallis (ou, simplesmente, Hemero) onde é possível conhecer uma plantação com 18 mil girassóis – além de outras variedades de flores.

parque-hemero-joinville
Vista aérea do Parque Hemero Visite Hemero/Divulgação

Outra boa pedida da cidade é a visita ao Mirante do Morro da Boa Vista , que tem um percurso até o topo pelo meio da mata. O visual lá do alto é belíssimo.

4. Campos do Jordão (SP)

Apesar de famosa pelo inverno, a cidade repleta de parques também é uma ótima opção na estação das flores. O Parque Estadual Campos do Jordão é um dos mais completos, com espaço para piqueniques, arvorismo, tirolesa e diversas trilhas. Para quem quer um passeio mais tranquilo, o Parque Amantikir ou o Parque das Cerejeiras são um colírio para os olhos. O Bosque do Silêncio é a escolha ideal para quem quer unir paisagem e relaxamento.

No entanto, se você quer levar os filhos para viverem uma aventura, as melhores opções são o Tarandu ou o Parque Capivari . Ou se quiser uma novidade, não perca o incrível Parque Bambuí, que ainda por cima é pet-friendly.

Continua após a publicidade

+ Veja um guia de Campos do Jordão

5. Cunha (SP)

A primavera é uma das melhores épocas para conhecer as paisagens naturais de Cunha , situada a cerca de 200km da capital paulista. A região se destaca pelas suas trilhas, cachoeiras e plantações de lavanda. A fauna e a flora típicas da Mata Atlântica e o relevo montanhoso também são cartões-postais do município, que fica na divisa entre a Serra da Bocaina e a Serra do Mar.

lavandario-cunha-sp
Lavandário de Cunha Marco Antonio Leonel Caetano/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons

Em tempos primaveris, dois dos principais pontos turísticos da cidade são O Lavandário e o Contemplário , campos floridos destinados à pesquisa e cultivo da lavanda e de outras ervas aromáticas. Nesses espaços, também são destilados óleos essenciais e desenvolvidos produtos artesanais.

+ Veja um guia completo de Cunha

6. Gramado (RS)

No município mais badalado da Serra Gaúcha, a chegada da estação das flores torna as paisagens ainda mais encantadoras. As temperaturas amenas fazem com que esse seja o melhor período para curtir ao ar livre e conhecer as ruas gramadenses, repletas de hortênsias, flores típicas da região.

lago-negro-gramado-rs
Pedalinhos no Lago Negro, em Gramado (RS) Yeuxpapilon/Wikimedia Commons

Uma visita ao Lago Negro, com direito a passeio de pedalinhos e piquenique, pode ser uma boa pedida. A Igreja São Pedro, a Rua Torta e a Praça das Etnias são outros pontos que ficam ainda mais belos na primavera. Em 2024, a estação ainda será cenário para o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado , que ocorre de 10 a 20 de outubro, e na sequência já emenda com o maior evento da Serra Gaúcha, o Natal Luz, que começa no dia 24 de outubro.

+ Veja um guia de Gramado

7. João Pessoa (PB)

À medida que a primavera desponta, a capital paraibana vai ganhando cores. Além de contar com dias ensolarados e temperaturas amenas, quase não chove e o tempo costuma seguir nessa toada até janeiro.

Continua após a publicidade

Considerado um dos mais arborizados do país, o município reúne diversas áreas verdes, imperdíveis em qualquer roteiro de primavera, com destaque para o Jardim Botânico Benjamin Maranhão e o Parque Solon de Lucena . A presença de ipês coloridos, árvores frutíferas e plantas nativas, como a corticeira-do-banhado, tornam esse o período ideal para contemplar a biodiversidade de João Pessoa. Ainda que muita gente busque a capital paraibana pelo que ela tem de melhor, que são as praias.

+ Veja um guia de João Pessoa

8. Curitiba (PR)

Na capital paranaense , a primavera é, sem dúvida, a estação mais encantadora do ano. Os ipês espalhados pela chamada “Cidade Verde” colorem as ruas com diferentes tons de roxo, amarelo e rosa. Entre seus diversos parques e bosques , uma atração imperdível, ainda mais nessa época do ano, é o Jardim Botânico de Curitiba, que é inspirado no paisagismo francês.

Jardim Botânico de Curitiba, Paraná
Jardim Botânico de Curitiba Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons

Na entrada, já é possível contemplar um belo tapete de flores, que se estende até a estufa. Esse “palácio de vidro” abriga plantas nativas da Mata Atlântica. Além disso, há o Jardim das Sensações, que abre de terça a domingo e reúne 50 espécies de diferentes cores, aromas e texturas. As trilhas ecológicas, o Museu Botânico , o jardim de ervas medicinais e o bosque de araucárias também são grandes atrativos.

+ Veja um guia de Curitiba

9. Foz do Iguaçu (PR)

Outubro costuma ser o mês mais chuvoso em Foz do Iguaçu e 2023 está aí para comprovar: há um ano a vazão das cataratas chegou a ser 16 vezes maior que o fluxo normal. Ainda assim, Foz é um destino que cai bem o ano inteiro, mas vale ficar de olho na previsão e quem sabe deixar a viagem para novembro. Nesse período, também pode acontecer de abrirem as comportas de Itaipu, o que torna a visita à hidrelétrica mais interessante.

Continua após a publicidade

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu agora podem ser visitadas ao amanhecer Nilmar Fernando/Divulgação

Um adicional interessante e recente são os passeios dentro do parque nacional que podem ser feitos ao nascer do Sol, no fim de tarde, na lua cheia e também de bicicleta; saiba mais .

+ Veja um guia sobre Foz do Iguaçu

10. Blumenau (SC)

A cidade faz parte do Vale Europeu de Santa Catarina, então apresenta aquela arquitetura característica, recheada de casas enxaimel e valorizando muito o plantio de flores. Uma boa representação disso é o Parque Ramiro Rüdiger, um lugar muito tranquilo, florido e perfeito para passeios a pé.

Vila Germânica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
A Vila Germânica recebe os principais eventos de Blumenau, incluindo a Oktoberfest Daniel Zimmermann/Divulgação

Se você busca algo mais agitado e festivo, Blumenau entrega muito já que a cidade abriga na primavera a maior Oktoberfest do Brasil . O festival de origem alemã é regado a muita cerveja, música e alegria, combinando perfeitamente com o clima de primavera.

+ Veja um guia de Blumenau

11. São Francisco de Paula (RS)

Essa é mais uma charmosa cidade gaúcha que não poderia ficar fora da lista. Também chamado de São Chico , o município serrano abriga o maior parque de flores das Américas: o Mátria . Com 50 hectares, o lugar reúne cerca de 10 milhões de plantas de 300 espécies diferentes. Cada um de seus 30 jardins possui um conceito único, baseado na individualidade e na beleza da botânica.

Um dos destaques da temporada é o túnel de glicínias que conta com 102 metros de flores lilases. Embora o famoso Festim de Primavera já tenha ocorrido em meados de setembro, vale visitar o parque para contemplar seus belos cenários, experimentar as delícias do Mátria Restobar , fazer um piquenique ao ar livre e andar de barco.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 47 Hoje: 47 Total: 6858384

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.