A segunda parcela do décimo terceiro salário pode representar uma oportunidade para começar a investir. A recomendação, principalmente para quem está com as contas em dia, é primeiro formar uma reserva de emergência focada em investimentos com liquidez diária.
Essa modalidade de investimento também é adequada para quem quer guardar o décimo terceiro salário para pagar despesas típicas de começo de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.
“Em vez de deixar o dinheiro parado em conta, é possível aplicá-lo em um investimento de liquidez diária e resgatá-lo somente quando precisar dele. Se possível, tente pagar à vista com desconto”, afirma Rafael Haddad, planejador financeiro do C6 Bank.
“Ao investir o dinheiro, você evita cair na tentação de gastá-lo por impulso ou sem necessidade”, acrescenta o planejador.
Quem já tem a reserva de emergência pode aproveitar o décimo terceiro salário para diversificar a carteira de investimento, de acordo com seu perfil.
Simulações feitas por Haddad mostram quanto o dinheiro do décimo terceiro salário pode render se for aplicado em diferentes prazos e produtos.
“Fica evidente que, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maior será a rentabilidade”, afirma Haddad.
Rentabilidade após um ano
Rentabilidade após 2 anos
Rentabilidade após 3 anos
Rentabilidade após 4 anos
Premissas utilizadas nos cálculos:
• Estimativa de TR: com base nos últimos 12 meses;
• Estimativa de CDI: com base no contrato de DI Futuro;
• Estimativa de Selic: com base no contrato de DI Futuro;
• Estimativa de inflação: com base no último Boletim Focus;
• Imposto de Renda: com base na tabela regressiva de IR;
• CDB IPCA+: taxa oferecida pelo C6 Bank em 14/12;
• CDB Pré-fixado: taxa oferecida pelo C6 Bank em 14/12.
“Depois de definir o tempo em que pretende deixar o dinheiro aplicado, é hora de escolher em que produto investir. Essa é uma decisão que precisa considerar o perfil do investidor e seus planos para o futuro”, diz Haddad. “A principal recomendação é montar uma carteira diversificada, que ajuda a minimizar riscos e consegue maximizar possibilidades de ganho.”
Já para quem está endividado, a orientação é usar o dinheiro extra para quitar ou pagar uma parte dos débitos, principalmente os mais caros, como rotativo do cartão de crédito ou cheque especial.
noticia por : R7.com