Muitos consumidores acreditam que para ter acesso a opções de crédito é necessário ter o nome limpo em birôs de crédito, como o Serasa e SPC. Porém, nem todas as instituições financeiras utilizam os parâmetros dessas empresas para consultar dados sobre inadimplência dos clientes. Atualmente, é comum que muitos bancos consultem dados com o Banco Central (Bacen), que está diretamente ligado ao Estado.
O ‘Registrato’ é uma ferramenta utilizada pelo Bacen para que pessoas físicas e jurídicas possam fazer consultas sobre informações financeiras. Através dela, o banco tem acesso a dados sobre empréstimos no nome dos clientes, assim como chaves PIX cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e outros dados. Tudo pode ser acessado de graça e em poucos minutos pelo site oficial.
Assim, se houver pendências, dívidas ou o nome estiver negativado no ‘Registrato’, o banco terá acesso às informações e pode se recusar a fornecer o empréstimo por esse motivo. No entanto, existe solução para o problema, embora o procedimento dela não seja fácil. No caso das dívidas acima de R$ 200, elas ficam registradas no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Bacen e não é possível excluir essa informação, mas o consumidor pode pedir a retificação dos dados.
O processo não é tão simples. O órgão informa que o cliente deve procurar a instituição que forneceu os dados e solicitar que sejam corrigidos. Dessa forma, será necessário alegar que eles estão errados e pedir que tenha alteração, mas as instituições podem pedir comprovação do que está sendo dito ou negarem o pedido do cliente.
Entretanto, caso estejam mesmo errados, as informações são corrigidas em pouco tempo, limpando o nome da pessoa no sistema do Bacen e garantindo que ela possa acessar opções de ofertadas por bancos.
Dados desatualizados
Quando o cliente paga uma dívida, pode ser que aconteça um delay, ou seja, um atraso para atualizar o registro dessa informação no sistema do ‘Registrato’. Segundo o que informou o Bacen, as instituições financeiras costumam fazer atualizações dos dados uma vez por mês e apenas depois do dia 20 de cada mês é possível notar alterações nas informações fornecidas através da ferramenta.
A recomendação do Bacen para estes casos, é que o cliente apresente um comprovante durante a contratação do crédito, informando que a dívida já está paga. Além disso, o órgão informa que bancos e instituições só podem acessar as informações pessoais dos clientes caso tenham autorização prévia. Sendo assim, as informações disponíveis no sistema são confidenciais e não podem ser acessadas por qualquer pessoa.
Outro ponto importante, como aponta o Banco Central, é que os clientes devem tentar quitar as dívidas ou procurar programas que ofereçam renegociações antes de buscar opções de empréstimos. Assim, evitam que o banco se recuse a aceitar a contratação e demonstra que, mesmo com um histórico com dívidas, o consumidor tem responsabilidade na hora de pagá-las, algo que pode facilitar o processo de contratação de crédito.
noticia por : R7.com