A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma das universidades mais procuradas entre estudantes que tentam uma chance no ensino superior no estado de São Paulo. As inscrições terminam hoje, dia 9. Na edição do ano passado, a Vunesp, responsável pela prova, registrou 67.657 candidatos para 7.680 vagas. Neste ano, o exame será em 15 de novembro, feriado nacional.
‘Com a volta do modelo discursivo, a estrutura é a seguinte: 90 questões objetivas na primeira fase, e 36 questões discursivas e uma redação na segunda fase. A redação segue o modelo de uma dissertação e é comum que as propostas demandem a tomada de posicionamento por parte dos candidatos’, avalia Sandro Vimer Valentini Jr., coordenador do Poliedro de Campinas.
O cursinho online pré-vestibular Aprova Total realizou um levantamento para listar as matérias que mais caem na primeira fase, a partir das edições de 2012 a 2023. Confira:
Igor do Vale/Estadão Conteúdo – 15.11.2017
Português
Representam a maior parte da prova questões envolvendo gramática e interpretação de texto (27,4%) e introdução à língua portuguesa (23,8%). Os estudantes também podem esperar enunciados sobre gêneros textuais (9,4%), análise sintática (7,6%) e conjunções (6,3%)
VEJA: 7 professores que simplificam disciplinas pesadas e conquistam os alunos com criatividade e humor
Pexels
Literatura
Introdução à literatura (37,6%), principais escolas literárias (37,1%) e modernismo (23,5%) são as principais matérias cobradas nas edições anteriores do vestibular. Literatura contemporânea caiu bem pouco: em apenas 1,8% das questões
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os cursinhos populares com vagas abertas para se preparar para o vestibular
EliFrancis/Pixabya
Inglês
Na parte de língua estrangeira, o aluno deve focar em gramática e interpretação de texto, que representam 70,5% da prova. Vocabulário (12,3%), morfologia (9%), verbos (4,9%) e pronomes (2,6%) são outros assuntos esperados
LEIA: Como Davi Lucca, veja sete motivos pelos quais vale a pena aprender inglês em qualquer idade
Gabriela Bhaskar/The New York Times
Física
Segundo o levantamento do Aprova Total, essa é uma prova que costuma ser dividida entre eletrodinâmica (13,8%), cinemática (13,8%), termologia (12,1%), óptica (11,2%) e dinâmica (9,4%)
COFIRA: Saiba quais profissões serão criadas e quais devem acabar nos próximos anos, segundo estudo
Wirestock/Freepik
Matemática
Na temida disciplina de exatas, os destaques ficam para matemática básica (21,6%), geometria plana (10,5%), geometria espacial (10,5%) e funções (9,9%)
VEJA: Fuvest 2024: candidato poderá escolher até 5 opções de curso após ‘agrupamento de carreiras’
Artturi Jalli/ Unsplash
Sociologia e filosofia
A área de sociologia costuma abordar temas como violência, mundo contemporâneo, globalização e pós-modernidade. Este último (33,9%) é a matéria que mais cai nesta etapa do vestibular. O levantamento também apontou movimentos sociais (19,4%) e sociologia política (14,5%) como outros assuntos recorrentes
CONFIRA TAMBÉM: Fim da dissertação? Saiba o que é tabu e o que pode mudar no vestibular da Fuvest
ilovechile-travel/Pixabay
História
Os candidatos podem esperar questões sobre Idade Moderna (16,7%), Idade Contemporânea (13,5%) e Idade Média (9,5%). Dos conteúdos sobre Brasil, monarquia (10,5%) e período colonial (9,1%) são destaques
LEIA TAMBÉM: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022
Wikimedia Commons (sob Licença Creativa Commons)
Geografia
Geopolítica, globalização e conflitos (17,6%), além de América anglo-saxônica, Europa e Oriente Médio (14,1%), dividem a prova de geografia do vestibular da Unesp. A pesquisa também aponta questões ambientais (7,5%) e espaço urbano (5,8%)
VEJA: 2 meses para o Enem: inteligência artificial e desafios do SUS podem ser tema da redação deste ano
Kyle Glenn/ Unsplash
Química
Estequiometria (9,6%), estrutura atômica (9%), equilíbrio químico (7,8%) e soluções (7,2%) são os principais temas. Também devem cair na prova reações orgânicas (7,2%) e moléculas e suas propriedades (7,2%)
VEJA: Unesp abre inscrição para vestibular de 2024 sem definir quais serão as vagas do Provão Paulista
SUSANNA SABIN/UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE
Biologia
Ecologia (11,1%) e fisiologia humana (10,1%) correspondem a uma parcela significativa do exame, enquanto, botânica, genética e bioenergética representam, cada uma, 9,6% da prova
CONFIRA: Enem e Fuvest são tema de palestras online sobre estrutura das provas e formas de ingresso
PxHere
noticia por : R7.com