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Saiba como ter atendimento pelo INSS através do telefone Para ampliar o acesso da população aos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social e prestar um bom atendimento ao cliente foi criada a Central 135, composta por várias equipes de atendimento espalhadas pelo Brasil.
Essa central de telefone Previdência Social faz parte de um esforço para ampliar e automatizar canais e equipes de atendimento – apesar de ainda haver muito espaço para melhorias.
Por ser considerado um serviço de utilidade pública (essencial), as chamadas de voz, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, pelo celular, o custo é o de uma ligação local.
PASSO A PASSO
Passo a passo telefone 135
Ligar para o número 135, por telefone fixo ou celular.
Você será informado dos custos da ligação e poderá desligar se não concordar.
Se concordar, depois de solicitado, informe o seu número do CPF ou da pessoa para quem deseja informações/serviços.
Será informado seu número de protocolo (a ligação será gravada).
Se quiser que o número seja repetido, digite 1, ou aguarde na linha para prosseguir com o atendimento.
Escolha o serviço que deseja, digitando o número respectivo.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A maioria das informações e serviços conseguem ser realizados com os seguintes documentos:
número do CPF;
número do NIS/PIS (para empregados com carteira assinada);
número do NIT (para contribuintes individuais e domésticos);
CNPJ ou CPF do empregador;
número do benefício ou número de inscrição na Previdência Social.
ATENÇÃO: o INSS não solicita qualquer dado financeiro confidencial ou senhas.
COMO LIGAR PRO 135 DO CELULAR?
A ligação pelo celular para o 135 pode ser feita como qualquer outra chamada e será cobrada a tarifa de uma ligação local.
Algumas operadoras, dependendo do plano contratado, costumam não completar a chamada.
Porque não consigo ligar para 135 do meu celular?
Algumas operadoras não completam a ligação em razão do plano contratado, normalmente aqueles denominados “Plano Controle”. Portanto, o problema não é com o canal de atendimento 135, mas sim com a operadora (Vivo, Claro, Tim, etc).
QUAL O NÚMERO DO INSS 0800?
Não existe mais o número 0800 728 0191, que foi desativado, e substituído pela Central 135.
Como ligar para o INSS de graça?
Para ligar de graça faça a chamada a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135.
Se a ligação for feita celular será cobrado o valor de uma ligação local.
QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO 135?
Funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília/BR). Fora desse horário funciona apenas o atendimento eletrônico.
QUAL O NÚMERO DO TELEFONE DDO INSS PARA INFORMAÇÕES?
Atualmente o 135 é o único canal de atendimento por telefone oficial.
Pessoas que estiverem no exterior também conseguem fazer a ligação para o 135, é um número único para qualquer situação. No entanto, é fundamental observar as tarifas locais.
Posso ligar direto em uma Agência do INSS ?
A recomendação é sempre ligar no 135, que é a central de atendimento especializada. Ao ligar para uma das agências do INSS, seja de São Paulo, do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade, os atendentes não poderão passar quaisquer informações sobre processos, registros, chamados ou perfis dos segurados.
Como falar com um atendente do INSS?
Para falar com um atendente os segurados podem ligar no 135 (telefone previdência social) ou comparecer a uma agência física da previdência social (APS).
QUAIS AS FORMAS DE ENTRAR EM CONTATO COM O INSS?
Atualmente o INSS conta com os seguintes canais de atendimento: pelo Site e Aplicativo Meu INSS, presencialmente nas agências (APS) e pelo número de fone INSS 135.
QUAL É O TELEFONE DA OUVIDORIA DO INSS?
O telefone da ouvidoria é o 135, mas também pode ser feito o contato (para elogios, sugestões, reclamações ou denúncias) pelos seguintes canais de atendimento
Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.
Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1º andar de segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).
COMO ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O INSS?
Para enviar mensagem de texto para a Previdência é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar no ícone da assistente virtual e então vai abrir a janela de Chat (mostrada abaixo).
Preencha com suas informações (Nome e CPF) que em seguida será possível enviar a mensagem.
O icône para abrir a janela de Chat fica no canto inferior direito
COMO MARCAR PERÍCIA NO INSS?
Para marcar perícia no INSS pelo telefone basta ligar na Central de Atendimento 135, informar seu CPF e seguir as instruções do atendimento automatizado.
COMO FALAR COM O INSS PELO WHATSAPP?
A previdência não fornece atendimento pelo Whatsapp.
Qualquer contato que você receber via WhatsApp se passando pela Previdência é golpe.
Golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e se aproveitando até da imagem da Helô, assistente virtual do INSS, para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens têm ocorrido por mensagem de celular (WhatsApp), conforme imagem abaixo divulgada pela própria Previdência
Como se proteger desse golpe?
A previdência orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos.
O que fazer em caso de tentativa de golpe?
O instituto orienta que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente.
Qual o número que o INSS manda mensagem?
O número de SMS utilizado pelo INSS é 280-40.
Mas atenção: a previdência não envia links e nem solicita documentos via SMS.
O contato pode ser feito também pelo telefone previdência social (135), mas não é comum.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA CENTRAL 135
Segundo o Governo, por meio do telefone da Previdência Social é possível realizar consultas, tirar dúvidas sobre seus direitos e solicitar os seguintes serviços:
Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
Alterar Local ou Forma de Pagamento (alterar o banco para Itau, Caixa, Banco do Brasil etc).
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
Aposentadoria por Idade Rural
Aposentadoria por Idade Urbana
Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Apresentar Defesa – MOB
Atualização de Dados Cadastrais
Atualização de Dados do Benefício
Atualizar Dados do Imposto de Renda Direto na Fonte (DIRF)
Atualizar Dependentes para Imposto de Renda
Atualizar o Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar Vínculos e Remunerações
Auxílio especial aos jogadores das Seleções Brasileiras Campeãs das Copas Mundiais
Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) – Perícia de Prorrogação
Auxílio por incacipadade temporária (Auxílio-Doença) – Perícia Inicial
Auxílio-Acidente
Auxílio-Inclusão à Pessoa com Deficiência
Auxílio-Reclusão Rural
Auxílio-Reclusão Urbano
Avaliação Social BPC/LOAS – Inicial (Remota)
Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
Benefício Assistencial ao Idoso
Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado
Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
Cadastrar ou Renovar Procuração
Cadastrar ou Renovar Representante Legal
Cadastrar/Alterar/Excluir Pensão Alimentícia
Cancelar Certidão de Tempo de Contribuição
Carta de Concessão do Benefício
Certidão de Tempo de Contribuição
Cópia de Processo
Cumprimento de Exigência
Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
Devolução de Documentos ou Processos
Entrega de documentos por convocação
Excluir Procurador/Representante Legal
Extrato de Empréstimo Consignado
Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
Extrato para Imposto de Renda (IR)
Extrato Previdenciário (CNIS)
Incluir/Atualizar Atividade
Pecúlio
Pensão Especial – Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
Pensão Especial – Síndrome da Talidomida
Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru-PE
Pensão mensal vitalícia do Dependentes de Seringueiro (Soldado da Borracha)
Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro (Soldado da Borracha)
Pensão por Morte Rural
Pensão por Morte Urbana
Reativação de BPC após atualização do CadÚnico
Reativar Benefício
Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
Recurso Especial (2ª instância)/ Alteração de Acórdão
Recurso Ordinário (1ª instância)
Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
Renovar Declaração de Cárcere/Reclusão
Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
Resultado de Benefício por incapacidade temporária (Auxílio-Doença)
Retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho
Revisão
Revisão Administrativa de Benefício por Incapacidade
Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição
Salário-Maternidade Rural
Salário-Maternidade Urbano
Seguro Defeso – Pescador Artesanal
Simulação de Tempo de Contribuição e/ou Renda Inicial ACP Goiás
Solicitação de Acréscimo de 25%
Solicitação de Isenção de IR
Solicitar Alta a Pedido
Solicitar Alteração de Código de Pagamento
Solicitar Cálculo de Complementação
Solicitar Cálculo de Período Decadente
Solicitar Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS
Solicitar Contestação de NTEP
Solicitar Desistência do Benefício
Solicitar Encerramento do Benefício por Óbito
Solicitar Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício
Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido
Solicitar Prorrogação de Salário-Maternidade
Solicitar Retroação da Data do Início da Contribuição – DIC
Solicitar Valor Não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
Validação Facultativo Baixa Renda
Acordo Internacional – Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
Acordo Internacional – Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade
Acordo Internacional – Aposentadoria por Incapacidade Permanente
Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
Acordo Internacional – Auxílio por Incapacidade Temporária
Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento de Exceção
Acordo Internacional – Certificado de Retificação de Deslocamento Temporário
Acordo Internacional – Cumprimento de Exigência
Acordo Internacional – Declaração de Filiação ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS
Acordo Internacional – Entrega de Documentos por Convocação
Acordo Internacional – Orientações e Informações relativas aos Acordos Internacionais
Acordo Internacional – Pensão por Morte
Acordo Internacional – Revisão
Acordo Internacional – Salário-Maternidade
Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Atestado de Vida
Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
Acordo Internacional – Solicitar Atualização de Dados de Imposto de Renda
Acordo Internacional – Solicitar Benefício Exclusivo do País Acordante
Acordo Internacional – Solicitar Benefício Exclusivo por Totalização no Âmbito RPPS
Acordo Internacional – Solicitar Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
Acordo Internacional – Solicitar Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
Acordo Internacional – Solicitar Reativação de Benefício
Acordo Internacional – Solicitar Regularização de Pagamentos em Atraso
Acordo Internacional – Solicitar Transferência de Benefício para Recebimento em Banco no Exterior
Acordo Internacional – Solicitar Valor Não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
Acordo Internacional – Transf. de Benefício de Residente no Exterior para Receb. em Banco Brasileiro
Acordos Internacional – Solicitar Emissão de Histórico de Seguro
Internacional – Aposentadoria por Incapacidade Permanente – Relatório Médico no Exterior
Internacional – Auxílio por Incapacidade Temporária – Relatório Médico no Exterior
noticia por : R7.com