Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil registrou mais de 1,7 milhão de demissões em diferentes setores da economia no último mês de julho. Em um mercado de trabalho cada vez mais desafiador e competitivo, explicar o motivo de um desligamento anterior pode ser uma tarefa complexa.
Para muitos profissionais, um desligamento involuntário de seu emprego anterior pode representar um obstáculo emocional e profissional. Entretanto, saber articular eficazmente o motivo do desligamento é fundamental para ganhar a confiança do recrutador e conquistar uma nova oportunidade no mercado.
Leia também: Entrevista de Emprego: Dicas para Se Destacar e Conseguir o Trabalho dos Sonhos
De acordo com Francisco Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH, compartilhar sua perspectiva sobre o ocorrido demonstra maturidade profissional e a capacidade de lidar com desafios de forma construtiva.”A transparência é indispensável em qualquer processo seletivo. Não hesite em mencionar a demissão, mas concentre-se em como você lidou com essa situação e no aprendizado que obteve com ela. Isso demonstra resiliência e capacidade de adaptação, atributos altamente valorizados pelos empregadores”, explica o executivo.
“O primeiro passo para que o candidato adquira a confiança necessária para falar sobre sua última demissão é compreender os eventos que levaram a esse desligamento. Isso inclui reconhecer as áreas em que houve sucesso e melhorias que poderiam ter sido feitas”, complementa.
Leia também: Veja Dicas Para Lidar Com Perguntas Difíceis Na Entrevista De Emprego
Para auxiliar o profissional nessa jornada, Pereira separou algumas dicas que podem ajudar o candidato a se sentir mais seguro diante dessa temida pergunta durante uma entrevista. Confira!
1 – Sinceridade e objetividade
Seja honesto sobre o motivo do seu desligamento, mas evite entrar em detalhes excessivos. Mantenha sua resposta concisa e direta.
Exemplo: Recebi feedbacks positivos e também construtivos sobre meu desempenho e esforcei-me para melhorar, mas, infelizmente, a empresa decidiu seguir em uma direção diferente.
2 -Positividade
Foque nas lições aprendidas e no crescimento pessoal e profissional que você obteve durante sua jornada na imprensa anterior.
Exemplo: Reconheço que houve desafios no meu último emprego e, em retrospectiva, vejo isso como uma oportunidade para aprimorar as habilidades que já possuo e inovar em minha carreira.
3- Não fale mal da empresa anterior
Evite fazer comentários negativos sobre seu padrão, ambiente de trabalho ou colegas de trabalho. Isso pode levantar preocupações sobre seu caráter e profissionalismo.
Exemplo: Sou muito grato à empresa pela oportunidade de crescimento e network que me proporcionou. Vejo este desligamento como uma forma de potencializar meu eu profissional.
4 – Demonstre compromisso
Mostre que você já pesquisou sobre a empresa, atuação dela no mercado, as políticas e valores. Esses detalhes fazem com o que o recrutador enxergue em você comprometimento, proatividade e um real interesse em compor o time daquela companhia.
Exemplo: Estou comprometido em continuar minha trajetória profissional de maneira produtiva e contribuir para o crescimento desta empresa.
5 – Pratique suas respostas
Antes das entrevistas, treine suas respostas com um membro da família ou amigo. Isso ajudará a aumentar sua confiança e clareza ao explicar o motivo do desligamento.
A Intelligenza IT é a maior consultoria de tecnologias SAP para RH do Brasil e uma das únicas a alcançar nível 5 em implementação WorkForce Software da América Latina, com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas.
noticia por : R7.com