Poder se aposentar plenamente é o sonho de grande parte dos brasileiros. Afinal, quem é que não quer ter mais conforto e bem-estar durante a velhice?
Sabemos que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é a autarquia responsável por conceder e administrar esse benefício, possuindo suas próprias regras.
O órgão, inclusive, oferece tipos distintos de aposentadorias aos beneficiários, mas cada um possui normas e requisitos diferentes.
Portanto, é essencial conhecer as alternativas disponíveis de modo a selecionar qual será a melhor opção para o perfil do solicitante. Vejamos então as modalidades de aposentadoria existentes, atualmente:
- por idade;
- por tempo de contribuição;
- por invalidez;
- especial.
Como calcular os valores
O cálculo da aposentadoria considera diversos fatores, como média de salário, idade e tempo de contribuição do indivíduo.
Com todas essas informações, o INSS aplica uma fórmula própria para fazer os cálculos necessários. Conferiremos os passos principais para calcular os valores deste benefício:
- confira quanto tempo de contribuição você possui: isso pode ser feito pelo site MEU INSS ou entrando em contato diretamente com o próprio INSS;
- faça os cálculos da média salarial: esse fator é calculado tendo por base os salários recebidos pela pessoa ao longo dos seus anos de trabalho;
- utilize o fator previdenciário: esse é um índice que considera o tempo de contribuição do segurado, sua idade e expectativa de vida. Consequentemente, ele pode causar redução no valor da aposentadoria, se a pessoa se aposentar antes do tempo mínimo estabelecido;
- certifique-se do valor do benefício: após ter feito todas as contas, será possível obter um valor estimado de quanto você poderá receber ao se aposentar.
Logo, é de suma importância salientar que essas são etapas básicas e o cálculo pode ser bem mais complexo do que isso, a depender do beneficiário e da sua situação.
Portanto, caso haja dúvidas, o recomendado é buscar a ajuda de um profissional capacitado, como um contador ou advogado especializado neste tema específico.
noticia por : R7.com