BRASIL

Com investimento de R$ 675 mil, Companhia Águas de Joinville conclui obras em ruas da zona Sul

Após um investimento de R$ 675 mil, a Companhia Águas de Joinville, no Norte catarinense, concluiu as obras de reestruturação da rede de água em duas ruas da zona Sul da cidade. As mudanças devem trazer melhorias que beneficiam cerca de 4,5 mil moradores dos bairros Floresta e Paranaguamirim.

Obras na rua São Paulo começaram em abril e terminaram em agosto. Já no Paranaguamirim, começaram em julho e terminaram no mês seguinte – Foto: Companhia Águas de Joinville/DivulgaçãoObras na rua São Paulo começaram em abril e terminaram em agosto. Já no Paranaguamirim, começaram em julho e terminaram no mês seguinte – Foto: Companhia Águas de Joinville/Divulgação

Uma das obras era realizada na rua São Paulo, no trecho entre as ruas Walter Eichholz e Monsenhor Gercino. A outra, na rua Alfredo Wersdoerfer, no bairro Paranaguamirim.

Na rua São Paulo, foi realizada a substituição de 2,1 km de redes de abastecimento. A obra também englobou a troca de 95 ramais, que são tubulações que ligam a rede da rua aos imóveis, a substituição de quatro registros antigos e a instalação de 27 novos registros de água.

Os trabalhos, que ocorreram na região que abrange ruas dos bairros Floresta, Itaum e Petrópolis, tiveram início em abril desse ano e foram concluídos em agosto.

Já na rua Alfredo Wersdoerfer, foram instalados 700 metros de rede em toda a extensão da via. A obra, que começou no final de julho e foi finalizada no mês de agosto, também incluiu a troca de 55 ramais, além da instalação de quatro registros de água.

A melhoria executada vai possibilitar também a futura implantação, no Paranaguamirim, de um Distrito de Medição e Controle (DMC), área isolada do sistema de abastecimento que permite o controle da pressão e vazão da água, tornando mais rápida a detecção de vazamentos.

Nas duas regiões, as redes foram instaladas antes da pavimentação e das obras de drenagem programadas pela Prefeitura de Joinville. A antecipação tem o objetivo de evitar recortes em asfalto novo em caso de intervenções futuras no sistema de abastecimento. Por isso, as novas redes de água das ruas São Paulo e Alfredo Wersdoerfer foram instaladas na calçada.

“Sem o impacto diário do tráfego de veículos sobre a tubulação, o risco de vazamentos reduz. Em caso de manutenções emergenciais, também evitamos as interdições no trânsito e as intervenções na rede são executadas com mais agilidade”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.

Compatibilização do calendário de obras

A antecipação das melhorias na rede de água, antes da pavimentação das vias, ocorre desde 2021 e está alinhada a um trabalho conjunto entre Prefeitura e Águas de Joinville. Essa ação é chamada de compatibilização de obras.

Nas ruas em que há previsão de nova pavimentação a ser executada pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana), ou ainda por iniciativa comunitária, a Águas de Joinville avalia a necessidade de readequação ou de instalação de uma nova rede de água no local, a fim de evitar futuras aberturas no pavimento.

O alinhamento entre os cronogramas de obras da prefeitura e da companhia já ocorreu na primeira fase da duplicação da rua Ottokar Doerffel e também nas ruas XV de Novembro, Albano Schmidt, Helmuth Fallgatter, João Pessoa, Tenente Antônio João, Blumenau e Copacabana.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

noticia por : R7.com

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 83 Hoje: 2 Total: 7069680

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.