A Arábia Saudita inaugurou sua primeira loja de bebidas alcoólicas no distrito diplomático de Riad, sua capital. A informação é da CNBC.
De acordo com o grupo de mídia, este desenvolvimento representa um avanço significativo para a teocracia muçulmana altamente conservadora, onde o consumo de álcool é proibido desde 1952.
De acordo com as regras da loja, o acesso ao local é restrito a diplomatas não muçulmanos, e a autorização deve ser validada por meio de um aplicativo chamado Diplo.
A loja não permite a entrada de hóspedes ou indivíduos com menos de 21 anos, proíbe rigorosamente a fotografia e exige que os telefones celulares sejam armazenados em “bolsas móveis” para evitar o uso enquanto estiverem na loja. Além disso, as compras estão sujeitas a um sistema de cotas mensais por pessoa física registrada.
Arábia Saudita
Há tempos circulavam rumores sobre a possibilidade de a Arábia Saudita permitir a venda de álcool fora das embaixadas estrangeiras como parte de seus esforços para liberalizar a sociedade saudita e atrair mais turistas e expatriados internacionais.
A abertura de uma loja no bairro diplomático é considerada um pequeno passo nessa direção. Um dos principais objetivos é lidar com o contrabando, uma prática frequente entre diplomatas estrangeiros que importam grandes quantidades de álcool para vendê-las no mercado negro na Arábia Saudita.
O Reino
A Arábia Saudita é um país localizado na Península Arábica, no Oriente Médio. É uma monarquia absoluta islâmica, com o Islã sendo a religião oficial e o governo seguindo princípios conservadores muçulmanos. A capital do país é Riad.
O país tem uma economia altamente dependente do petróleo. É um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.
Também abriga duas das cidades mais sagradas do Islã, Meca e Medina. Meca é o local mais sagrado, onde está localizada a Caaba, o local de peregrinação obrigatória (Hajj) para os muçulmanos que podem fazê-lo.
noticia por : R7.com