Por discordar da vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições presidenciais, a prefeita de Carlinda (775 km de Cuiabá), Carmelinda Coelho Martinez (União Brasil), renunciou ao mandato. A declaração foi dada em entrevista a uma rádio do município na manhã desta terça-feira (1º).
No dia 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), quando houve manifestações no município em apoio à reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), derrotado à reeleição no dia 30 de outubro, a prefeita havia prometido renunciar ao mandato se Lula e o PT saíssem vitoriosos nas urnas. “Eu disse ao meu esposo, Deus me livre, eu não quero isso, mas se acontecer de um ladrão ganhar uma eleição, eu não bato continência para ladrão, eu entrego meu mandato”, declarou naquela ocasião.
Confirmada a vitória de Lula, a prefeita Carmelinda Martinez deixou claro que não prosseguirá no mandato, pois, não está disposta a ser subordinada ao governo federal que vai ter o petista à frente a partir de 1º de janeiro de 2023.
“A maioria do povo quis assim [eleição de Lula] eu não concordo com essa ideologia. Sendo uma cidadã e morando ainda em um país democrático, eu tenho todo o direito de tomar meu posicionamento. Como cidadão tenho o direito de não compactuar com essa ideologia. E todos sabemos que todos os municípios tem que cumprir todas as leis federais, se eu não cumprir sou a primeira a ser presa. Por eu ser assim, aprendi com a minha mãe, prefiro deixar o mandato”, declarou.
A prefeita ainda tranquilizou a população, afirmando que o município será administrado pelo vice-prefeito, Pastor Fernando de Oliveira (PSC). Nas eleições de 2020, a chapa foi eleita com 4.646 votos, o que correspondeu a 90,16% dos votos válidos, uma das mais expressivas nas eleições municipais em Mato Grosso.
A transição, segundo ela, já foi iniciada e com a plena convicção de que deixará o municípío em situação fiscal e orçamentária melhor do que recebeu de seu antecessor. “Ontem, logo pela manhã chamei todos os meus secretários, conheço todas as pastas e sei como está a prefeitura, mas pedi para eles acelerarem porque queremos entregar nosso mandato. Assumimos a prefeitura numa situação terrível e vamos entregá-la com muitas obras em andamento. Um município com credibilidade junto ao Estado”, concluiu.
Hiper Noticias