Por G1 MT
Cerca de metade do público de 12 a 17 anos não fez o cadastro para a vacinação contra a Covid-19, em Cuiabá. De acordo com a coordenação da campanha na capital, a meta prevista é de 53.824 crianças e adolescentes, mas apenas 26 mil fizeram o cadastro.
Os 26 mil cadastros no site da Prefeitura de Cuiabá foram feitos na primeira semana da abertura, no fim de setembro, para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos e após esse período não foram mais realizados.
De acordo com a coordenação da campanha, todas as pessoas desse grupo já foram agendadas para até essa quinta-feira (21).
Seguindo a ordem de prioridade definida pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde, a imunização começou por adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e jovens de 12 a 17 anos em regime socioeducativo.
Segunda dose e dose de reforço
Além disso, a Secretaria de Saúde disse que há uma baixa procura de pessoas que precisam tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer e a dose de reforço.
O Ministério da Saúde liberou a segunda dose da Pfizer para pessoas que tomaram a primeira há 56 dias.
A procura de dose de reforço para idosos a partir de 70 anos e trabalhadores da saúde também está pequena.