SECOM
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o vice José Roberto Stopa, receberam na manhã de hoje (1), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que realizou a entrega oficial da primeira Escola Cívico-Militar Cuiabana Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, da rede pública municipal de ensino, localizada no bairro Coxipó. Em parceria com o Governo Federal, o Município implantou a unidade que contará com um Projeto Político Pedagógico e currículo diferenciados. Na solenidade, o prefeito de Cuiabá defendeu a instalação de pelo menos mais três unidades, atendendo as quatro regionais do município.
“É uma unidade que busca o resgate da educação moral e cívica, alicerçada no respeito aos bons costumes e conta com a participação de dez militares. A unidade tem sido um sucesso. Já requeremos uma segunda unidade para atender a região Norte, o Grande CPA, uma área extremamente populosa. Vamos reforçar esse pleito hoje: expandir”, asseverou.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa baseado na gestão conjunta do corpo docente da escola com apoio dos militares da reserva das Forças Armadas, nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. Na capital, 344 crianças já são atendidas na unidade que foi completamente reformada pela Prefeitura de Cuiabá. A obra foi entregue em junho deste ano.
A escola ganhou novas estruturas como sala da coordenação militar; despensas separadas para produtos secos e refrigerados; Depósito de Material de Limpeza (DML) no pavimento superior e praça interna entre os blocos.
Além das 8 salas de aulas mobiliadas a ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte possui duas salas multifuncionais para o atendimento de 27 crianças com deficiência (cadeirantes, deficiência auditiva, TDH, autista e outros); duas salas de apoio, auditório , Biblioteca e Sala de Informática.
Presentes na solenidade, o senador, Wellington Fagundes, Marcelo Aquino prefeito de General Carneiro e vice presidente da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), deputado Elizeu Nascimento, presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, Marcelo Lopes Pontes (FNDE), Gilson Passos diretor de políticas para escolas cívico militares, Luiz Robério de Souza Tavares, diretor de Supervisão da Educação Superior (DISUP/MEC), o ex-deputado federal, Vitório Galli, entre outras autoridades.