MUNDO

Filmes e séries náuticos para ver em casa

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Inspirada por dois episódios de “Doutor Odisseia” e um do podcast “Blank Check with Griffin and David” sobre “Tubarão” (1975), trago hoje uma lista sobre filmes e séries que se passam na água. Como sempre, é só uma pequena fatia do que há por aí: para cobrir tudo precisaríamos de um barco maior.

“Doutor Odisseia”, em que Joshua Jackson interpreta o novo médico de um luxuoso cruzeiro onde todo tipo de emergências médicas acontece, está na Disney+. Já “Tubarão”, o clássico de Steven Spielberg sobre o bichão que ronda praias da costa leste americana e os três homens que se dispõem a caçá-lo, está no Claro Video, no Prime Video e no Telecine.

A lista abaixo não contém nem “Moana” nem “Triângulo da Tristeza”, que já estiveram em listas recentes.

Todos de pé para o hino:

Vida a Bordo (2013-)

Below Deck. Netflix, uma temporada, 20 episódios.

Reality show sobre a tripulação de um iate de luxo, suas relações interpessoais e os ricaços que os empregam. Nunca vi um minuto dessa franquia bem-sucedida (só da série original há 176 episódios, mas a Netflix tem só uma temporada), mas confio no gosto do diretor Steven Soderbergh, que anualmente publica uma longa lista com tudo o que viu ou leu ao longo do ano e parece ter sido um espectador assíduo por um tempo.

Pesca Mortal (2005-)

Deadliest Catch. Max, 20 temporadas, 351 episódios.

Outro clássico dos realities aquáticos, acompanha capitães e tripulações de barcos pesqueiros no Alasca, em busca de caranguejos-rei e caranguejos-da-neve. Uma vida um pouco menos luxuosa que a do pessoal de “Vida a Bordo”.

Black Sails (2014-17)

MGM+, quatro temporadas, 38 episódios.

Combina histórias de piratas reais com aqueles imaginados por Robert Louis Stevenson em “A Ilha do Tesouro” (1883). O capitão Flint (Toby Stevens), o recém-chegado John Silver (Luke Arnold) e a tripulação do Walrus se metem em brigas e aventuras no Caribe, enquanto caçam navios espanhóis cheios de ouro, no início do século 18.

Nossa Bandeira É a Morte (2022-23)

Our Flag Means Death. Max, duas temporadas, 18 episódios.

Também conta a história de piratas no Caribe (mas não “Os Piratas do Caribe”), mas esta é comédia. Stede Bonnet (Rhys Darby) era senhor de terras em Barbados, mas abandona sua família e riquezas para se tornar capitão do Vingança, seu navio pirata. Contudo, Bonnet não tem nenhuma aptidão para isso, nem sua tripulação.

Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Master and Commander: The Far Side of the World. Disponível para aluguel em Amazon, Claro, iTunes e YouTube, 138 min

Usando elementos de três livros diferentes da série Aubrey-Maturin, de 20 tomos, do escritor Patrick O’Brian, o filme de Peter Weir acompanha a tripulação do HMS Surprise. Liderado pelo capitão Jack Aubrey (Russell Crowe), o Surprise encara uma corrida de gato e rato com o Acheron, da frota napoleônica, pelas costas da América do Sul. Oceanos agora são campos de batalha.

Remando para o Ouro (2023)

The Boys in the Boat. Prime Video, 123 min.

Joe Rantz (Ian McElhinney e Callum Turner) relembra seus dias de glória, quando se juntou ao time de remo da Universidade de Washington e, sob a orientação firme do técnico Al Ulbrickson (Joel Edgerton), chegou à Olimpíada de Berlim-1936.

20 mil Léguas Submarinas (1954)

20,000 Leagues Under the Sea. Belas Artes À La Carte, Disney+, Looke, 127 min.

Baseado no livro de Júlio Verne, acompanha o arpoador Ned Land (Kirk Douglas), o professor Aronnax (Paul Lukas) e Conseil (Peter Lorre), assistente do professor, que, em busca de um monstro marinho, acabam embarcando no Nautilus, o submarino do excêntrico capitão Nemo (James Mason).

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

Critics Choice Awards

Max, nesta sexta (7), às 21h

Adiada duas vezes devido aos incêndios na Califórnia, a premiação da associação de críticos de cinema e televisão acontece nesta sexta à noite. “Ainda Estou Aqui” concorre ao prêmio de melhor filme estrangeiro. O que será que o time “Emilia Pérez” vai aprontar desta vez?

Amor Até o Fim

A Muerte, AppleTV+. Estreias às quartas.

Depois de descobrir um câncer no coração, o hesitante Raúl (Joan Amargós) se reconecta com uma amiga de infância, Marta (Verónica Echegui), que está no começo de uma gravidez.

Sintonia

Netflix, quinta e última temporada, seis episódios.

Nando (Christian Malheiros), Rita (Bruna Mascarenhas) e Doni (Jottapê) enfrentam dilemas da vida adulta que podem afetar os rumos dessa amizade.

Clean Slate

Prime Video, oito episódios

Uma das últimas produções do lendário Norman Lear (“One Day At a Time”, “Tudo em Família”), falecido em 2023, conta a história de Desiree (Laverne Cox), que volta a sua cidadezinha no Alabama para se reconectar com seu pai, Harry (George Wallace). Só que ele não sabe que seu filho é uma orgulhosa mulher trans.

A Ordem (2024)

The Order. Prime Video, 116 min.

Jude Law interpreta um agente do FBI que investiga as verdadeiras motivações por trás de uma série de assaltos a banco nos Estados Unidos, nos anos 1980. Com Nicholas Hoult e Tye Sheridan.

Vinagre de Maçã

Apple Cider Vinegar. Netflix, seis episódios.

Mais uma série sobre uma golpistas de internet. Kaitlyn Dever (“Inacreditável”) vinga as jovens atrizes americanas que perdem papéis para australianas boas de imitar sotaque ao interpretar a australiana Belle Wilson, uma jovem que finge ter recebido diagnóstico de vários cânceres e se curado com uma dieta natural e medicina alternativa.

Cecil Bem Demente (2000)

Cecil B. Demented. Na Mubi a partir desta sexta (7), 87 min.

Um grupo de jovens cineastas terroristas liderados por Cecil B. Demented (Stephen Dorff) sequestra uma famosa atriz de Hollywood, Honey Whitlock (Melanie Griffith), e a obriga a estrelar seu filme.

UM CONVITE

A Folha realiza na próxima quarta (12), às 18h, uma sessão de pré-estreia do filme “O Brutalista”, de Brady Corbet, de graça, no Cine Marquise. Após a exibição, haverá um debate com o editor da Ilustrada, Silas Martí, e o arquiteto Fábio Valentim. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

Filmes de David Lynch

“A Estrada Perdida” (1997), “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer” (1992) e “Eraserhead” (1977), na Mubi até 15.fev.

Três filmes do icônico diretor David Lynch, falecido no último mês, deixam a Mubi em breve. Em “A Estrada Perdida”, um músico (Bill Pullman) começa a receber misteriosas fitas de vídeo com imagens dele mesmo e de sua esposa (Patricia Arquette), até que ele é condenado por um assassinato. “Twin Peaks…” é um complemento ao seriado, e “Eraserhead” é o primeiro longa do diretor, sobre um homem forçado a criar seu filho mutante numa cidade industrial.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 43 Hoje: 43 Total: 9748543

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.