POLÍTICA

Chapada dos Guimarães decreta emergência por conta da falta de água

Allan Mesquita
Gazeta Digital

Com o aval da Defesa-Civil e dão governo Federal, o prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB), decretou situação de emergência por conta da seca que atinge a região serrana de Mato Grosso. A medida foi publicanda no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a prefeitura, o decreto facilita que a cidade consiga recursos para minimizar a crise hídrica. O município possui 70 comunidades rurais, e pelo menos 22 correm o risco de ficarem totalmente desabastecidos. Seis delas já estão recebendo semanalmente água potável por meio de caminhão pipa.

Leia também – Empresário vai usar 2 boeings para construir restaurante e bar

O problema é reflexo da falta de chuvas regulares no município, que sofre desde o começo de julho com a estiagem. Segundo o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Anderson Alves Murtinho, alguns córregos naturais secaram ou se transformaram em poças.

“Os córregos estão secando e o pessoal da zona rural está padecendo. Estamos dando suporte a eles por meio do abastecimento com caminhão pipa, semanalmente”, explicou.

Ainda segundo a prefeitura, as despesas extraordinárias com a seca já chegaram a R$ 80 mil. Os gastos podem subir para R$ 622 mil até a chegada do período de chuvas.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 279 Hoje: 8 Total: 7685231

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.