A primeira reunião extraordinária da Comissão de Saúde ocorreu na manhã desta terça-feira (21), com a presença dos vereadores Michelly Alencar (UB), Alex Rodrigues (PV) e, de forma online, o vereador Ilde Taques (PSB). Foram definidas as primeiras ações da Comissão para os próximos dias no mês de janeiro.
Presidida pela vereadora Michelly Alencar, os parlamentares deliberaram que o foco inicial será buscar investimentos para saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco. O objetivo é conscientizar sobre os transtornos mentais, como: depressão, transtorno de ansiedade e transtorno de bipolaridade, por exemplo.
A Comissão decidiu que os vereadores farão visitas às unidades de saúde para entender como a atenção primária tem recebido os pacientes, para onde eles são encaminhados e as necessidades estruturais desses locais. Outro destaque foi a reestruturação dos Centros De Atenção Psicossocial (CAP’s).
Além da saúde mental, os vereadores debateram sobre as medidas que a Comissão vai tomar em relação ao surto nos casos de dengue, zika e chikungunya em Cuiabá.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a reativação do Comitê de Prevenção e Controle da Dengue, após um aumento de 60 % nos casos a doença em comparação ao mesmo período do ano passado.
O vereador Alex Rodrigues trouxe uma situação presenciada por ele, ao fazer uma visita à Unidade de Vigilância em Zoonoses do município na tarde de segunda-feira (20). O parlamentar afirmou que 13 veículos estão parados no pátio por falta de manutenção e que os agentes de endemias possuem apenas um carro para realizarem os trabalhos.                                                    
Os parlamentares definiram que vão levar essas demandas para a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio. O objetivo é saber se existe um planejamento para as pautas apresentadas durante a Comissão.
Acompanhe as Comissões pelo canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipaldeCuiab%C3%A1
FONTE : MatoGrossoNews