MUNDO

Trump é o salvador? Ucranianos questionam poder do presidente para acabar com guerra

“A Ucrânia precisa se tornar uma história de sucesso para Trump”, disse Merezhko à Reuters. “Ele pode entrar para a história como um vencedor.”

No entanto, as posições de negociação dos dois lados em conflito continuam muito distantes. Os assessores de Trump agora admitem que a guerra da Ucrânia levará meses ou até mais tempo para ser resolvida, o que representa um forte choque de realidade em relação à sua maior promessa de política externa de fechar um acordo de paz em seu primeiro dia no cargo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, tem insistido muito em um convite para a Otan como a melhor maneira de impedir uma futura agressão russa; ele e outras autoridades temem que qualquer acordo que não seja uma aliança rígida de Washington permita que o Kremlin aguarde e, eventualmente, contra-ataque.

“Eles desenvolverão suas capacidades militares para voltar”, disse Oleksii Reznikov, ex-ministro da Defesa e negociador de paz com a Rússia, à Reuters. “Eles vão querer continuar o que começaram em 2014 e continuaram em 2022.”

Embora Putin tenha dito que está aberto a discutir um acordo de cessar-fogo com Trump, ele descarta fazer quaisquer concessões territoriais importantes e insiste que Kiev abandone as ambições de se juntar à Otan, disseram cinco fontes à Reuters em novembro.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 60 Hoje: 60 Total: 8514444

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.