Depois de praticamente dois anos de espera, a Anvisa autorizou o laboratório brasileiro EMS a produzir a liraglutida, princípio ativo que atua no tratamento contra a diabetes e que é usado para o emagrecimento em medicamentos como o Ozempic.
Com isso, a farmacêutica passará a concorrer no disputado mercado de remédio como Saxenda, Ozempic e Mounjaro.
A EMS já investiu mais de R$ 150 milhões no desenvolvimento e produção da liraglutida em sua fábrica de Hortolândia (SP).
O registro foi o primeiro do mundo a ser obtido por polipeptídio sintético e permite à EMS desenvolver outros produtos nessa plataforma tecnológica.
Hoje os medicamentos feitos à base da liraglutida são importados e costumam ter muita falta no mercado.
Os produtos serão comercializados através das marcas: Olire, focado no tratamento da obesidade, e Lirux, no tratamento da diabetes tipo 2.
Com Diego Felix
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL