MUNDO

Milei suspende pensão vitalícia de Kirchner, que o chama de "ditadorzinho"

Essa aposentadoria “constitui uma graça concedida em reconhecimento ao mérito e à honra”, argumenta o Executivo em um comunicado, que cita “a indignidade de ter sido considerada penalmente responsável pelo crime de administração fraudulenta”.

Na quarta-feira, a Câmara Federal de Cassação Penal confirmou uma decisão de primeira instância que condenou Kirchner a seis anos de prisão e inabilitação política por administração fraudulenta. Kirchner ainda pode recorrer à Suprema Corte.

“O pequeno ditadorzinho que você sempre carregou dentro de si está aparecendo”, reagiu a ex-presidente na rede social X. “Pare de dar ordens ilegais aos funcionários”, protestou.

Kirchner, de 71 anos, é a principal referência da oposição ao presidente ultraliberal e preside o Partido Justicialista (peronismo). Caso a sentença judicial contra ela se torne definitiva, ela não cumprirá pena em prisão por ter mais de 70 anos.

A ex-presidente recebe, além de sua aposentadoria e dos benefícios vitalícios destinados a todos os ex-mandatários, uma pensão por viuvez de seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, que morreu em 2010.

Referindo-se ao falecido Fernando De la Rúa, que governou a Argentina durante a crise de 2001 e deixou o cargo em meio a uma revolta popular, Kirchner escreveu: “Pergunte à viúva de De la Rúa, que recebe a mesma pensão e, como você pode imaginar, não a recebe pelo bom desempenho do cargo de seu marido, que teve que sair de helicóptero”.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 38 Hoje: 38 Total: 7519400

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.