CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO – MIDIA NEWS
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) sinalizou que deve postergar a reabertura – ainda que gradual – de bares e restaurantes na Capital, fechados há mais de dois meses em razão da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).
Nas últimas semanas, representantes desse segmento vem intensificando as cobranças, inclusive por meio das redes sociais, para que as atividades sejam restabelecidas. Na tarde de segunda-feira (18), cerca de 50 empresários saíram às ruas de Cuiabá em protesto, pedindo a reabertura dos estabelecimentos comerciais que ainda estão fechados por conta do vírus.
Em entrevista à Rádio Villa Real, Emanuel afirmou que o pico da doença na Capital está previsto para final de maio e mês de junho e que é sua responsabilidade não deixar haver um descontrole.
“Não pode ser minha vontade pessoal ou a pressão legítima de um segmento que me fará abrir novamente esse segmento para funcionar. É apenas o comportamento da Covid-19 no nosso meio”, disse.
“Não quero isso e não posso deixar Cuiabá a Deus dará, como tantas outras cidades aí que tem um amontoado de gente falecendo nas portas dos hospitais. Preciso que a população entenda. É minha responsabilidade. Só vai voltar ao normal se a Covid-19 estiver totalmente controlada. Senão, não tem como voltar”, emendou.
Durante a entrevista, o prefeito disse que os baixos índices da doença em Cuiabá são resultado das medidas de isolamento tomadas tão logo surgiram os primeiros casos do novo coronavírus.
Até o momento, Cuiabá tem 274 casos confirmados e três óbitos decorrentes da doença. Outras seis pessoas também morreram na Capital, mas eram de outras localidades.
“Precisamos ter essa compreensão. Sei a dor do desemprego, a dor da renda ter caído, estou tão angustiado quanto qualquer trabalhador. Imagine minha responsabilidade, mas tenho uma responsabilidade muito maior com a vida e a saúde da população”, afirmou.
Conforme decreto baixado em 27 de abril, a reabertura de bares e lanchonetes e outros estabelecimentos, como academias e shoppings centers, será avaliado ao longo do mês de maio.
https://www.midianews.com.br/politica/pressao-embora-legitima-nao-me-fara-permitir-a-reabertura/375963