Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o resultado das eleições municipais foi uma resposta ao extremismo.
“As eleições de 2024 foram um recado claro de que parte considerável da população rejeita figuras extremistas e que solidificaram suas imagens por meio da disseminação de fake news. Grandes cidades, como Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Belém, sinalizaram que rejeitam essas figuras, que em nada têm contribuído para a civilidade e o debate democrático”, disse Padilha, em artigo publicado na newsletter “Esfera News”, do grupo Esfera Brasil.
A maior parte dos prefeitos eleitos neste ano pertence a partidos do chamado “centrão”, como PSD, MDB, União Brasil e PP. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou em quinto lugar, com 517 prefeitos, enquanto o PT, de Luiz Inácio Lula da Silva, ficou em nono, com 252.
Padilha afirmou ainda que o governo dará apoio aos prefeitos eleitos. “Neste novo ciclo de mandatos nas prefeituras, queremos continuar levantando pontes entre a União e os municípios. Além de levar investimentos e garantir recursos, o governo apoiará a transição dos novos mandatários, tanto os eleitos pela primeira vez quanto os reeleitos.”
Ele acrescentou que a gestão Lula, desde que assumiu, enviou R$ 67 bilhões a mais de recursos livres aos municípios, com origem no Fundo de Participação dos Municípios e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL