GOSPEL

Louvor fiel às Escrituras desperta emoções verdadeiras na adoração a Deus, diz pastor

A relação entre a Escritura, adoração e emoção no louvor foi tema de uma pregação do pastor John Piper, em que o veterano teólogo explicou que as verdades bíblicas têm o objetivo não apenas de orientar a adoração, mas também de revigorá-la.

A pregação durante a conferência Sing! 2024 trouxe uma comparação de Piper sobre as canções de louvor baseadas nas Escrituras com a ponta afiada de uma espada, com a totalidade da Bíblia formando a lâmina e o punho.

As Escrituras, disse o pastor, são projetadas para penetrar barreiras e levar os fiéis a uma adoração mais profunda e vibrante: “A Bíblia existe para criar, sustentar, guiar, moldar e revigorar emoções corretas em relação a Deus”.

O pastor de 78 anos enfatizou que, embora o pensamento correto sobre Deus seja essencial, não é o objetivo final: “Emoções corretas em relação a Deus são o objetivo do pensamento correto sobre Deus”.

“Sentimentos corretos em relação a Deus são o objetivo das doutrinas corretas sobre Deus. Afeições corretas por Deus são o objetivo das declarações verdadeiras sobre Deus, o que implica que a Palavra inspirada e infalível de Deus existe para criar, guiar e revigorar emoções corretas em relação a Deus”, ensinou o pastor.

Piper enfatizou que o intelecto deve servir ao coração, argumentando que a doutrina existe para apoiar respostas emocionais genuínas a Deus, como alegria, admiração e amor.

Exemplos bíblicos

Usando exemplos dos Salmos e do Novo Testamento, ele demonstrou como as verdades bíblicas devem levar à adoração sincera. No Salmo 16:8-10 , por exemplo, a verdade de que Deus está sempre presente serve à alegria e à felicidade do coração: “A verdade serve à alegria”, observou, pontuando que esse padrão se repete em toda a Bíblia.

O salmista não se alegra por causa da alegria — a alegria emerge da compreensão profunda da presença e das promessas de Deus, disse o pastor: “A doutrina serve ao deleite”.

Para ilustrar seu ponto, Piper observou que, embora a tecnologia possa simular a inteligência humana — aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisão — as emoções estão visivelmente ausentes de suas capacidades.

Essa ausência ressalta a natureza única e insubstituível das emoções humanas, que não são meramente ferramentas pragmáticas, mas fins em si mesmas: “Quando as emoções surgem autenticamente, elas não são um meio para um fim. A emoção autêntica é espontânea. É real e é um fim em si mesma, assim como a adoração”.

Piper concluiu encorajando os participantes a deixar a verdade bíblica servir como base para emoções autênticas no louvor: “Onde a Palavra de Deus é cantada e conhecida, cheia de verdade bíblica, alegria e deleite seguirão”, disse ele, convocando os crentes a deixarem suas mentes servirem seus corações em sua busca por glorificar a Deus, de acordo com informações do portal The Christian Post.

FONTE : Gospel Mais

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 34 Hoje: 6 Total: 6506190

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.