POLÍTICA

Prefeita de Sinop Atende pedido do Pr. José Antonio Gonçalves Presidente da IEAD e libera cultos religiosos

Decreto flexibiliza cultos religiosos e comércio de Sinop.

Novo decreto assinado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), nesta quarta-feira (22), autoriza a reabertura do comércio, restaurantes, bares, academias e igrejas em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). Conforme o decreto, os estabelecimentos tem uma série de recomendações a seguir, para evitar a contaminação do coronavírus.

Em uma live no perfil da prefeitura de Sinop no Facebook, a gestora anunciou as novas medidas. Martinelli recorda que o trâmite para abrir o comércio, igreja e demais atividades após cobrança de empresários, começou há algumas semanas.

Na última terça-feira (14), a Justiça de Mato Grosso suspendeu as feiras livres e consumo de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, padarias e lojas de conveniência no município.

Pr. José Antonio Gonçalves, Presidente da IEAD SINOP

A prefeita atendeu um pedido também do Pastor Presidente das Assembleias de Deus em Sinop, Pr. José Antonio Gonçalves, e liberou os cultos religiosos com alguns critérios. Para as igrejas, os fieis devem intercalar o uso de bancos, poltronas ou cadeiras, além do culto e missa durar uma hora, bem como efetuar a desinfecção do local entre uma celebração e outra.

“Liberamos o comércio, primeiramente, e posteriormente recebemos uma decisão judicial que pediu o fechamento. Lembrando que tivemos duas ações cíveis, que resultou no fechamento e recorremos em Cuiabá, no Tribunal de Justiça, para que pudesse ser liberado. Não conseguíamos, mas sabíamos e queríamos que o comércio todo de Sinop pudesse ter a oportunidade de estar trabalhando”, disse.

Após as decisões, a prefeita relata que o novo decreto foi editado em conjunto com o Poder Executivo, Ministério Público e Defensoria Pública, para que seguisse os devidos protocolos para reabrir.

Entre as novas medidas, está a disponibilização de álcool 70% para os clientes, além de local com água e sabão para lavar as mãos; obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes; adotar medidas para evitar aglomerações e filas e fechamento dos locais às 00h, proibido permanência de pessoas até às 5h.

“É por isso que convocamos essas entidades para um debate amplo e maduro acerca das medidas para serem implementadas em Sinop. Nossa gestão é compartilhada com os empresários, com os Poderes, com a população. A Prefeitura continua o esforço pela preservação da vida e entende que, mesmo diante dessas flexibilizações, cada um precisa fazer sua parte”, defende Rosana.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Sinop já registrou 13 casos confirmados de covid-19. Destes, 10 estão recuperados. No entanto, o município teve um óbito pela doença, no dia 13 de abril. O paciente era um homem de 75 anos.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 1274 Hoje: 4 Total: 7672914

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.