EMILY MAGALHÃES
Da Redação – Folha Max
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) declarou na manhã desta sexta-feira (4), que após a vacinação dos profissionais da Educação as aulas no sistema híbrido devem ser retomadas a partir do dia 2 de agosto na rede pública municipal de ensino. A vacinação dos profissionais da Educação começou nesta sexta-feira (4).
“Mediante a boa gestão que fazemos no programa Vacina Cuiabá e contando com a articulação com o Ministério da Saúde, podemos agora nesse planejamento priorizar os profissionais da Educação e incluir as volta às aulas de forma híbrida a partir do dia 2 de agosto, dependendo do comportamento do vírus em Cuiabá”, disse o prefeito.
Na última segunda-feira (31), o prefeito prorrogou a suspensão das atividades educacionais presenciais, na rede pública municipal de ensino. Segundo o documento nº 8.447, até o próximo dia 1º de agosto, as aulas de todos os níveis devem ocorrer, exclusivamente, por meio de tecnologia digital e Estratégia de Ensino à Distância (EAD).
A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explicou que a vacinação será realizada de forma escalonada, a partir da Educação Infantil, para os profissionais de creche. Depois, será a vez dos profissionais do Ensino Fundamental I, em seguida do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, finalizando com o Ensino Superior.
Thank you for watching
A estimativa é que aproximadamente 15 mil profissionais sejam vacinados. Somente na rede pública municipal de Educação, são 6.882 servidores entre professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil, e demais técnicos, que atuam diretamente nas unidades.
“Há uma grande expectativa para os profissionais da Educação para que a gente possa estra planejando a volta às aulas com mais tranquilidade e segurança. Nós temos mais de 15 mil profissionais da Educação em todas as esferas, municipal, estadual, privada, as universidades e escolas de idiomas, todo esperando por esse momento”, declarou a secretária.
A orientação da Secretaria Municipal de Educação, já encaminhada aos profissionais das Unidades de Ensino, é de que acompanhem seu agendamento no site, e providenciem os documentos necessários (documento de identificação pessoal que pode ser o RG ou CNH, comprovante de endereço, QR code – retirado no agendamento online) incluindo a declaração de vínculo para celeridade do processo de vacinação.