Reprodução
Publicação de associação autistas Sinop.
DO REPÓRTERMT
A presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA) de Sinop, Josilene Moraes, manifestou repúdio, em um vídeo nas redes sociais, junto a diversas mães de crianças atendidas pela entidade, ao processo movido por aliados da candidata à prefeitura de Sinop, Mirtes da Transterra (Novo), contra as doações do prefeito Roberto Dorner (PL) à causa autista.
“Eu gostaria hoje, como presidente e fundadora da Associação dos Autistas de Sinop, de repudiar algumas atitudes que estamos vendo, atitudes políticas, querendo prejudicar a pessoa do Sr. Roberto Dorner por ter doado o seu salário para a construção da sede da ama. A AMA já tem dois anos, muito antes de se pensar em política”, defende a presidente.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ela apresentou preocupação de que esta ação judicial, pedindo a penalização de um importante doador, prejudique as crianças e desestimule as futuras boas ações dos sinopenses.
“Precisamos que a sociedade some à entidade, e não ataque as pessoas que vem ajudando que essas crianças tenham acesso a essas terapias e atendimento. […] Então, mais uma vez, peço que não utilizem a nossa entidade com fins eleitoreiros, porque nós precisamos desse apoio e não queremos que esse ataque à figura do Sr. Roberto seja um óbice para que a AMA não consiga mais receber essas destinações financeiras e concluir a sua obra”, afirma a presidente da AMA.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), doou todo o seu salário enquanto prefeito à AMA Sinop, que soma R$ 827 mil até abril de 2024. Os recursos foram investidos integralmente na construção da nova sede. Além de doar o salário, Dorner e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, são padrinhos da instituição, e mobilizaram empresários da cidade para completarem o valor total da construção.
O processo foi movido pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), que faz parte da coligação de Mirtes junto ao Novo, Podemos e a federação PSDB/Cidadania. O pedido de liminar contra a doação foi indeferido pela Justiça Eleitoral no último dia 18 de agosto.
Outras mães se manifestam nas redes
“Me chamo Daiana, sou mãe do Davi e do Ezequiel, ambos autistas, e eu repudio toda a ação contra a doação do salário do nosso prefeito Roberto Dorner. Essa doação ajudou e vai ajudar cada vez mais nos atendimentos”, diz uma das mães revoltada pelo ocorrido.
“Vim aqui repudiar essa ação contra a doação do salário do prefeito e da primeira-dama de Sinop. Porque só quem tem um autista na família sabe a necessidade que a gente tem dessa construção da AMA, com atendimento, com terapia, com o acolhimento. Então o que essa pessoa está fazendo está totalmente equivocado. Quero que vocês compartilhem, joguem na mídia, para cada vez mais as pessoas verem a necessidade que tem uma família autista”, afirmou Caroline, mãe do João.
O valor dos salários é destinado, integralmente, desde 2021, para a nova sede da AMA, que vai ampliar o atendimento de cerca de 60 crianças para 150. Entre os benefícios para as famílias que são atendidas estão a melhora na comunicação e linguagem das crianças, redução das estereotipias e o desenvolvimento de mais autonomia.
FONTE : ReporterMT