Daniel B. Meneses/Secom-MT
Trecho do Portão do Inferno, na MT-251
APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
Têm início no próximo dia 28 de agosto (uma quarta-feira) as obras de retaludamento no Portão do Inferno, necessárias para que o trecho da rodovia estadual MT-251 seja liberado para o tráfego normal de veículos, como era feito até o dia 12 de dezembro do ano passado.
Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), foram cumpridas as exigências do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Agora, a Sinfra-MT trabalha no detalhamento do cronograma das obras. As datas do início dos bloqueios que serão necessários nesse período de obras serão informados na próxima semana.
No mês passado, o RepórterMT havia adiantado que esse bloqueios seriam realizados todos os dias úteis, com pequenas variações de horário conforme o dia da semana. A escala, que já foi repassada ao Ministério Público Estadual, prevê bloqueios como descrito abaixo:
– segundas-feiras, das 7h às 18h
– terças, quartas e quintas, das 6h às 18h
– sextas-feiras, das 6h às 17h
Na última terça-feira (13), a Sinfra-MT comunicou o Ibama e o ICMBio sobre o início das obras, já que uma das condicionantes é justamente informar os órgãos ambientais com pelo menos 15 dias de antecedência.
A Sinfra-MT também já notificou a empresa responsável para que inicie a mobilização de trabalhadores e equipamentos, realize os treinamentos necessários e a montagem do canteiro de obras, em um terreno localizado atrás da Casa do Mel. A expectativa é que o trabalho de derrubada do paredão e a construção da nova pista, mais para longe do precipício, sejam concluídas em três meses.
O retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus, para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
As restrições de tráfego na região começaram no dia 12 de dezembro de 2023, para impedir que a trepidação causada pelos veículos afetasse a estrutura e aumentasse os riscos de deslizamentos.
A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal. Justamente por isso, para que o projeto fosse iniciado era necessário o aval dos órgãos ambientais federais.
FONTE : ReporterMT