A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 parecia um ritual de zombaria do sagrado. De uma perspectiva ético-religiosa, foi um ritual do mal. Já discuti as implicações da ideologia incorporada pelo simbolismo da cerimônia. Agora, volto ao tópico para discutir a paródia da “Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci.
Muitas pessoas acharam a paródia blasfema e perversa, uma manifestação flagrante da decadência das instituições globalistas. A reação da mídia e das autoridades à indignação foi tão interessante quanto típica.
Foi assim que aconteceu. A grande mídia acreditou que poderia desconsiderar instantaneamente a indignação sobre a alegada blasfêmia. Ligarem rapidamente para o diretor artístico da cerimônia, que imediatamente revelou a “verdade”: a performance em questão durante a cerimônia de abertura não tinha nada a ver com a “Última Ceia”. Representava uma festa pagã dos deuses. Os espalhadores de fake news no X e outros teóricos da conspiração se viram desmentidos mais uma vez.
O exército de checadores de fatos e outros zelosos defensores do progressismo entraram em ação. Eles postaram referências às palavras do diretor artístico sobre a “Última Ceia” e até adicionaram a pintura de Bellini, “A Festa dos Deuses”, para mostrar a todos de qual pintura realmente se tratava. A única coisa ligeiramente estranha — que certamente esses defensores notaram — era que a pintura de Bellini realmente não se assemelhava ao grotesco teatro encenado em Paris. Mas quem se importa? O diretor artístico falou; não havia mais razão para duvidar. A indignação era baseada em delírio e ilusão.
A pintura à qual a performance aludia não era “A Festa dos Deuses” de Bellini, na verdade, mas sim “A Festa dos Deuses Olímpicos” de Jan van Bijlert. Essa pintura se alinha em composição com a encenação na cerimônia de Paris. Alguém poderia perguntar, então, qual é o problema? Importa qual pintura era? Não era sobre a “Última Ceia”, então a performance não estava zombando do Cristianismo.
Claro que importa. Jan van Bijlert pintou sua “Festa dos Deuses Olímpicos” por volta de 1635, cerca de 150 anos depois que Da Vinci pintou a “Última Ceia”. E a pintura de Van Bijlert é claramente uma variante pagã da pintura de Da Vinci. Quer a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos zombasse diretamente da “Última Ceia”, de Da Vinci, ou o fizesse através de uma imitação paródica da pintura de Van Bijlert, o que aconteceu foi de fato uma zombaria da “Última Ceia” — e, portanto, do Cristianismo.
O mais notável é que os checadores de fatos e ativistas woke não perceberam que a cerimônia era realmente sobre a “Última Ceia”. Eles zombaram daqueles que viram, chamando-os de perdidos e mal orientados. Quanto mais alguém é dominado por esse tipo de progressismo, mais ele acusa aqueles que pensam de forma diferente de loucura. Em si, continua a ser um dos efeitos mais notáveis do fenômeno da formação em massa: um enorme estreitamento de perspectiva, acompanhado por uma cegueira radical a qualquer coisa que não se alinhe com suas próprias crenças fanáticas.
Os representantes da narrativa dominante não são os únicos que caem nessa armadilha. O pensamento conspiratório fanático essencialmente sofre de um problema semelhante. Aqueles que se libertam do domínio da narrativa dominante, de certa forma, vagam desprotegidos no mundo real e muitas vezes procuram refúgio em outra ilusão, ou pelo menos, outra narrativa que reduz irresponsavelmente a realidade a uma história simplista.
Nenhum debate envolve se deve haver liberdade sexual na sociedade ou se deve ser proibido zombar de princípios, crenças ou visões religiosas. O que está em jogo é como as instituições usam o simbolismo, como visto na cerimônia de abertura das Olimpíadas, para situar sua essência na zombaria e perversão. Essa é precisamente a função de uma cerimônia de um grande evento social: representa a essência de uma sociedade, os princípios que sustentam o sistema social. Isso certamente é um bom motivo para protestar e recusar a participar da ideologia em exibição.
A reação mainstream errou completamente o alvo. Os produtores da cerimônia de abertura confirmaram em uma declaração oficial, contradizendo as alegações do diretor artístico, que a parte específica da cerimônia realmente parodiava a “Última Ceia”. Quando parece um pato, nada como um pato e grasna como um pato, então provavelmente é um pato.
Que o mainstream então permaneça em silêncio revela sua incapacidade de admitir erros. Isso, em si, é humano, mas é especialmente pronunciado entre os representantes da narrativa dominante (e típico dos sistemas totalitários). Considere a crise da Covid a esse respeito. Cada aspecto crucial da narrativa dominante mostrou-se errado: a origem do vírus, a mortalidade do vírus, a eficácia das medidas de mitigação, o nível de eficácia das vacinas, os (supostamente inexistentes) efeitos colaterais das vacinas, e assim por diante. Nomeie um problema, e as autoridades de informação dominantes erraram.
Quantos verificadores de fatos e jornalistas mainstream você ouviu admitir que suprimiram a verdade em nome da “verdade”? Quantos você ouviu pedir desculpas por degradar pessoas a cidadãos de segunda classe, com base em pseudociência? Aqueles que se coroam como Embaixadores da Verdade e se perfilam exuberantemente como lutadores contra fake news e desinformação suprimem a verdade com um fluxo da própria coisa que afirmam se opor.
Por que sempre são os cristãos que têm que suportar a zombaria? Sugestões indignadas de que algum grupo deveria tentar encenar tal paródia sobre o profeta Maomé nos Jogos Olímpicos fluem dessa questão razoável. Os ativistas woke pensarão duas vezes antes de direcionar seu extraordinário heroísmo contra o Islã.
No entanto, esse momento não deve ser feito para semear divisão entre religiões e visões de mundo — entre judeus, cristãos, muçulmanos, ou agnósticos ou ateus que tentam se conectar com princípios de humanidade. Existe uma ideologia que zomba da consciência ética e se manifesta como uma força antiética. É isso que devemos combater. Não queremos nos tornar o monstro que combatemos.
Mattias Desmet é professor de psicologia na Universidade de Ghent (Bélgica).
©2024 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: Yes, the Olympic Opening Ceremony Parodied “The Last Supper”
noticia por : Gazeta do Povo