ALMT
Janaina travava um “pé de guerra” com o governador Mauro Mendes (União Brasil) devido à vaga
FERNANDA ESCOUTO
DO REPÓRTERMT
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) recuou da disputa pela primeira-secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), no Palácio Paiaguás, definiu que o deputado Dr. João (MDB) é quem ocupará a vaga.
Janaina travava um “pé de guerra” com o governador Mauro Mendes (União Brasil) devido à vaga. Nos bastidores, comentava-se que Mauro reprovaria o nome da parlamentar e por isso teria indicado o nome do deputado Beto Dois a Um (União) para competir com ela.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Por outro lado, Janaina afirmava que já possuía a maioria dos votos.
Leia mais: Janaina já conta com apoio de 15 deputados na disputa contra Beto pela primeira-secretaria da Mesa Diretora
Na última semana, a briga ficou mais intensa após o pai da deputada, José Geraldo Riva, ir à imprensa e afirmar que caso Mauro não apoiasse Janaina, ela se tornaria oposição ao Executivo estadual.
Leia mais: Riva: Se Governo não apoiar Janaina, ela será oposição; vídeo
Mauro não gostou e respondeu à altura, afirmando que Riva “não mandava mais em Mato Grosso”.
“O Riva acha que ele ainda manda em Mato Grosso, como mandou durante 20 anos. Foram tempos das trevas, do atraso, dos escândalos que todos conhecem. Eu espero que esse tempo do atraso, das trevas, dos escândalos não volte mais a Mato Grosso”, disse Mauro à imprensa nesta terça-feira (23).
Leia mais – Mauro rebate Riva: Ele acha que ainda manda em MT, foram tempos das trevas
A escolha da Mesa para o biênio 2025/2026 será realizada no começo do próximo mês, no dia 7 de agosto, na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar.
Antecipação
No último dia 10, os parlamentares aprovaram o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 13/2023, que antecipa a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de setembro para agosto e cria mais três cargos.
Leia mais: AL aprova PEC que antecipa eleição e cria novos cargos na Mesa Diretora
Com alterações nos artigos 24 e 34 da Constituição Estadual, o projeto recebeu 20 votos favoráveis e quatro ausências. No artigo 24, foi acrescentado o parágrafo 2º com a seguinte redação: “para substituir o presidente e os secretários haverá um primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes e um terceiro, quarto, quinto e sexto secretários”.
Ou seja, a Mesa passará a contar com 10 cargos, sendo terceiro vice-presidente e quinto e sexto secretários. Atualmente, ela é composta por um presidente, pelo primeiro e segundo vice-presidente e pelo primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
Já no artigo 34, o parágrafo 3º diz que “os deputados estaduais reunir-se-ão, em sessão preparatória, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição da respectiva Mesa, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”. E o parágrafo 6º tem a seguinte redação: “para o segundo biênio, a eleição da Mesa dar-se-á na Ordem do Dia da primeira sessão do mês de agosto do segundo ano legislativo, tomando posse os eleitos em 1º de fevereiro do ano subsequente.”
FONTE : ReporterMT