CUIABÁ

Canteiro de construtora no Setor Hoteleiro Sul bloqueia entrada do Saint Peter

Canteiro de construtora no Setor Hoteleiro Sul bloqueia entrada do Saint Peter
Redação GPS

Canteiro de construtora no Setor Hoteleiro Sul bloqueia entrada do Saint Peter

Fechado há nove anos, o Hotel Saint Peter está em obras para retomar suas atividades. Ainda sem previsão de reinauguração, o estabelecimento recebia materiais e equipamentos pela entrada principal – voltada para o prédio dos Correios, com uma via pública para acesso.

O canteiro de obras fechou o acesso à via que fica atrás do Hotel Saint Peter
O canteiro de obras fechou o acesso à via que fica atrás do Hotel Saint Peter, o que impede a circulação de veículos na área

Mas, no último domingo (21), a via simplesmente desapareceu. Ela foi ocupada pela cerca metálica do canteiro vizinho, no lote 4 da quadra 2 do Setor Hoteleiro Sul (SHS). Sem placa que identifica os responsáveis pela obra ou o tipo de estabelecimento a ser erguido, o bloqueio não só tirou o acesso ao Saint Peter, mas acabou com vagas usadas por motoristas que trabalham nas cercanias.

Nesta terça-feira (23), dois operários com uniforme da Lotus Cidade – construtora e incorporadora que começou suas atividades em Brasília no ano de 2018 – trabalhavam na construção de um acesso improvisado. O local tem entrada estreita e acaba na escada do Saint Peter. A tarefa de chegar à via perpendicular é impossível, já que cercas metálicas interditaram o outro lado.

Operários com uniforme da Lotus constroem um acesso impovisado
Operários com uniforme da Lotus constroem um acesso improvisado, que termina nas escadas do Hotel Saint Peter

A reportagem do GPS Brasília flagrou a inusitada situação. Do alto é possível observar o canteiro sem placa, mas com os operários vestidos com o uniforme da Lotus. Eles trabalham em dois terrenos, um deles ao lado do prédio dos Correios. Várias estruturas de ferro já estão armazenadas no local.

O lote 4 da quadra 2 do SHS permite a construção de hotéis até 17 andares, dois a mais que o Saint Peter. Até aí, tudo bem, pois não há nenhum arremedo ou emenda fantasma no bojo do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) que mexa com o gabarito do terreno . Só que, com a ocupação da rua, a circulação ficou complicada e as vagas naquele trecho desapareceram, lotando os já sobrecarregados espaços do SHS e do Setor Comercial Sul (SCS).

Sem vagas disponíveis, parar no Setor Hoteleiro Sul é cada vez mais difícil
Sem vagas disponíveis, parar no Setor Hoteleiro Sul é cada vez mais difícil, mesmo em horários de pouco movimento e férias

Lotus confirma que é dona da obra
A reportagem procurou a Lotus. Em nota, a construtora confirmou que a obra a ser realizada é dela e “está devidamente licenciada, atendendendo a todas as conformidades legais” , conforme o alvará de construção 477/2024, para a Prestação de Serviços/Hotel.

Segundo a empresa, “a instalação do canteiro de obras e demais intervenções foram todas aprovadas pelos órgãos responsáveis, Seduh (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF), Detran-DF e DF Legal”, citando os processos 00390-00001173/2024-66 (canteiro de obras) e 00390-00004571/2022-72 (habilitação do projeto), o que se estenderia às vias e ao lote vizinho dos Correios.

A empresa informa ainda que “a implantação da via de acesso alternativo provisória já foi finalizada e não há impedimento de acesso ao Hotel Saint Peter, pois, além desta citada, há outro acesso na parte posterior do hotel, que permite o fluxo de veículos, inclusive caminhões” . No entanto, a reportagem do GPS Brasília, em visita ao local, não constatou a existência este acesso ao Saint Peter.

O limite do canteiro impede a chegada de carros ou caminhões às escadarias do Hotel Saint Peter
Ao contrário do que diz a Lotus, o limite do canteiro impede a chegada de carros ou caminhões à entrada do Hotel Saint Peter

Sobre a falta da placa de identificação do empreendimento, a Lotus informa que ela “está em fase de produção e será instalada amanhã (quarta-feira, 24)” .

Um hotel com muitas histórias
Com a portaria bloqueada pela obra vizinha, o Saint Peter encara mais uma polêmica em sua história. Em 2014, um hóspede sequestrou o mensageiro José Aírton de Sousa, 50 anos. Supostamente armado com uma pistola e um colete repleto de dinamite, ele prometia explodir o hotel e o funcionário, apresentando uma série de exigências sem sentido. Mas tudo era um blefe.

O sequestrador Jac Sousa dos Santos, 30 anos, ex-secretário de Agricultura e Juventude do município de Combinado (TO), estava com uma pistola de brinquedo e o colete com bananas de dinamite não tinha explosivos. Era um simulacro com uma placa de computador, canos de PVC e fios. Após sete horas de negociações, Jac se entregou.

Em março de 2015, o Saint Peter foi fechado devido a uma ordem de despejo expedida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Na ocasião os administradores tiveram de recorrer aos estabelecimentos vizinhos para abrigar quem estava hospedado no local. Meses depois, o Saint Peter foi invadido por 450 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que ocuparam sete andares. Após negociações com o GDF, todos deixaram o local.

The post Canteiro de construtora no Setor Hoteleiro Sul bloqueia entrada do Saint Peter first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

FONTE : MatoGrossoNews

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 148 Hoje: 7 Total: 7649837

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.