A análise da extrema direita é que a chegada de Nunes Marques à presidência da Corte eleitoral em 2026 representa um fio de esperança. O ministro foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para compor o STF e, pelo sistema de rodízio, comandará o TSE na próxima disputa eleitoral.
Foram coletados 78.106 postagens no Facebook, Instagram, YouTube, X (ex-Twitter) e TikTok. Para a análise dos assuntos mais comentados ao longo do período, foram coletadas 25,5 mil publicações, representando 291,1 mil engajamentos. As maiores menções foram às enchentes e regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Elogios de um lado e críticas do outro
Segundo o levantamento, as principais narrativas progressistas são elogios ao mandato de Moraes na presidência do TSE e congratulações pela posse.
Entre as postagens mais relevantes sobre o assunto, estão a do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) e a do ministro do STF Flavio Dino, que ressaltaram a altiva resistência do TSE contra as mais diversas ameaças enfrentadas pelo Judiciário. A postagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltando os méritos de Cármen Lúcia recebeu mais de 8 mil curtidas no Facebook.
A extrema direita se dividiu em quatro frentes:
noticia por : UOL