O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado no primeiro trimestre.
O PIB (Produto Interno Bruto) aumentou a uma taxa anualizada de 1,6%, informou o Departamento de Comércio do país em sua primeira estimativa do PIB trimestral nesta quinta-feira (25). O crescimento foi fortemente influenciado pelos gastos dos consumidores.
Economistas consultados pela Reuters previam que o PIB subiria a uma taxa anualizada de 2,4%, com estimativas variando de um ritmo de 1,0% a uma taxa de 3,1%.
No quarto trimestre, a economia cresceu a uma taxa de 3,4%, acima do que os membros do Federal Reserve consideram como uma taxa que não pressiona a inflação, em torno de 1,8%.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
O Fundo Monetário Internacional na semana passada elevou sua previsão de crescimento dos EUA para 2024 para 2,7% em relação aos 2,1% projetados em janeiro, citando um emprego e gastos do consumidor mais fortes do que o esperado.
No primeiro trimestre, a geração de empregos foi de uma média de 276 mil posições no mês, em comparação com a média de 212 mil do trimestre de outubro a dezembro.
A economia americana desafia previsões de crise desde o final de 2022, após o ciclo agressivo de aumento dos juros para conter a inflação.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL