SÓ NOTICIAS
Os deputados estaduais acabam de reprovar, em sessão ordinária, o projeto que anteciparia feriados estaduais para que o comércio e indústria (de atividades não essenciais) ficassem fechados por 10 dias seguidos, a partir da próxima sexta-feira. A comissão permanente que avaliou o projeto emitiu parecer contrário. Mais de 13 deputados votaram contra o projeto. Lúdio Cabral (PT) foi favorável.
Permanece em vigor o decreto estadual que limita funcionamento do comércio até às 19h, com toque de recolher a partir das 21h.
A sessão começou no final da manhã após o governador Mauro Mendes entregar o projeto na Assembleia. A maioria dos deputados discursou na tribuna, elogiando as diversas ações do governo no combate a pandemia, como instalação de mais leitos de UTIs, criação de leitos clínicos, compra de milhares de testes, repasse de R$ 69 milhões (que estavam atrasados do governo passado) para prefeituras, dentre outras medidas. Mas foram contrários a antecipar os feriados porque seriam 10 dias seguidos com fechamento de milhares de empresas.
O líder do Governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), também foi contrário a antecipar os feriados e defendeu que, juntamente com os 23 deputados (Valdir Barranco está internado) seja construída uma medida consensual mais rígida para conter aglomerações de pessoas e disseminação do vírus. Há 189 mato-grossenses na fila esperando leitos de UTIs.
São 19 cidades em Mato Grosso com taxa muito alta de transmissão da Covid.