POLÍCIA

Janaina vê politicagem na defesa de grileiros no Contorno Leste: "Não dá pra respaldar invasão"

RENAN MARCEL

APARECIDO CARMO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) condenou, na manhã desta quarta-feira (13), a invasão de terra em uma área do bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, dizendo que esse tipo de atitude não deve ser aceita, em respeito ao direito de propriedade. Declarou também que os deputados que querem defender os invasores devem, ao invés disso, trabalhar para ajudar o Estado a ter mais receita e assim realizar e aprimorar projetos habitacionais.

“O que a gente pode fazer é tentar apoiar essas pessoas de formas legais, mas jamais apoiar invasão”, disse.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Ela não citou nomes, mas estiveram na reintegração de posse da área conhecida como Brasil 21, que faz parte do Contorno Leste, os deputados Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT). Wilson chegou a ser atingido por um tiro de bala de borracha, na segunda-feira (11), quando houve enfrentamento da população contra as Forças de Segurança que estavam no local para cumprir a determinação judicial de reintegração de posse. Mais de 900 famílias vivem no residencial, entre estrangeiros e brasileiros.

Quer dizer que na minha casa pode entrar alguém também? A gente tem que pensar dessa forma, se eu não quero que invadam aquilo que é meu, não posso respaldar que invadam aquilo que é do outro

“A gente não pode viver em uma sociedade que respalde qualquer tipo de invasão. Vocês sabem a insegurança que isso traz, não só econômica como social e outros impactos. O que a gente pode reforçar aqui são programas habitacionais, tentar melhorar a qualidade desses programas, ampliar, e a Assembleia tem o orçamento para isso. Agora, respaldar qualquer tipo de invasão? Quer dizer que na minha casa pode entrar alguém também? A gente tem que pensar dessa forma, se eu não quero que invadam aquilo que é meu, não posso respaldar que invadam aquilo que é do outro” , argumentou.

“Não sei de quem é, não tenho a mínima ideia de quem é o Brasil 21. Mas tem um dono, segundo a decisão judicial. Então cabe à Assembleia fazer uma interlocução junto ao governo e tentar abrigar essas pessoas em uma condição melhor, com algo mais humano. Mas aqueles que precisam de fato, né”, completou dizendo que há casos de gente no local com casas que custam no mínimo R$ 500 mil, com piscina.

“Algo não está batendo. E eu não estou dizendo que lá não tem pessoas que precisam. Mas as que precisam devem se habilitar nos programas habitacionais e os deputados que querem ajudá-los têm que trabalhar para a gente melhorar o orçamento e o Estado ajudar mais nesse sentido”, pontuou, sem citar nomes.

Vendendo sonhos

A deputada ainda comentou uma iniciativa do deputado Wilson Santos que propõe a compra da área pelo governo estadual, a fim de realizar a regularização das famílias que ocupam o local. Para ela, a proposta é uma possibilidade, mas teria que partir do próprio governador Mauro Mendes (União), porque a Assembleia não pode criar despesas para o Executivo. Dessa forma, Janaina vê o projeto do colega como inócuo.

“Eu acho muito ruim a gente fomentar essa esperança nessas pessoas, porque ali tem muita gente que investiu tudo que tem também. Então se o governo tem interesse, ele tem que mandar o projeto para cá. Se a gente aprovar [iniciativa da Casa] é inócuo, porque não podemos criar despesas para o Executivo. Seria um sonho? Seria. Seria ótimo? Seria, resolveria o problema. Mas se o Estado não tem essa vontade, não adianta a Assembleia aprovar, porque a gente só vai ficar vendendo um sonho e perspectiva de algo que não existe”.

 

FONTE : ReporterMT

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 97 Hoje: 6 Total: 7655427

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.