Foragido, Mohamad foi intimado a se apresentar. No despacho, a magistrada também cita que há um mandado de prisão aberto contra Mohamad Khir Abdulmajid desde 8 de novembro. Segundo registro migratório, o suspeito viajou em 18 de outubro para Beirute, no Líbano, “sem notícias de seu retorno ao Brasil”.
Investigações contra outros envolvidos devem continuar. A juíza ainda acatou o pedido da Polícia Federal pelo desmembramento das investigações para a instauração de um novo inquérito policial contra outros suspeitos. “Não se pode olvidar [esquecer] que, além de Lucas, outros brasileiros também foram identificados como alvos dos recrutamentos”, ponderou.
O perfil dos recrutados levantou suspeitas pela ausência de vínculos com o país ou condições financeiras para empreender tais viagens ao exterior (alguns por mais de uma vez ou três vezes em menos de 12 meses) e por possuírem antecedentes criminais.
Raquel Vasconcelos Alves de Lima, juíza federal
O que dizem os suspeitos
O UOL tenta contato com as defesas de Mohamad Khir Abdulmajid e Lucas Passos Lima para pedir um posicionamento sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestação.
Relembre o caso
Operação da PF mirou planejamento de atos terroristas no Brasil. Em 8 de novembro de 2023, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. O objetivo da Operação Trapiche era “interromper atos preparatórios de terrorismo” e recolher provas de possível recrutamento de brasileiros para praticá-los.
noticia por : UOL