MUNDO

Padilha ironiza ato de Bolsonaro: "Tive Sócrates como ídolo, quero estar sempre do lado da democracia"

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Durante o programa, o ministro revela que teve o craque do Corinthians e da seleção brasileira Doutor Sócrates como ídolo de infância. Além disso, citando a manifestação na Avenida Paulista convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o fim de fevereiro, diz que, assim como o jogador, quer sempre estar do lado da democracia.

“As pessoas escolhem de que lado da história querem estar. Eu quero estar sempre do lado da democracia. Sou um corintiano que teve como grande ídolo na infância e na adolescência o Doutor Sócrates. Se ele estivesse vivo, hoje ele faria 70 anos de idade. Eu quero estar na história do lado daqueles que tiveram o ideal do Doutor Sócrates de lutar pela democracia. Se alguém quer estar do lado desse líder de barro [Bolsonaro] na Paulista… que esteja”, comenta.

Além de um craque dentro de campo, Sócrates foi figura política ativa fora dele. No começo da década de 1980, foi um dos organizadores do movimento conhecido como “Democracia Corintiana”, onde atletas e funcionários do Timão participavam das decisões e decidiam os rumos do clube. Também foi uma das personalidades mais ativas das “Diretas Já”, movimento que tinha como objetivo a retomada das eleições diretas para a presidência da República no Brasil, durante a Ditadura Militar.

A convocação de Bolsonaro para o ato aconteceu após a Polícia Federal apreender o passaporte do ex-presidente em meio à operação “Tempus Veritatis” (“hora da verdade”) que investiga suspeitas de tentativa de um golpe de Estado no Brasil para invalidar as eleições de 2022, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso. Em um vídeo em suas redes sociais, Bolsonaro disse que a intenção é “se defender de todas as acusações” imputadas a ele.

Participam da bancada de entrevistadores Cátia Seabra, repórter especial da Folha de S. Paulo; Celso Pereira, editor executivo dos jornais O Globo e Extra; Pedro Venceslau, analista de política da CNN Brasil; Thaís Bilenky, colunista do UOL, e Vera Rosa, repórter especial e colunista do Estadão.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.

noticia por : UOL

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 106 Hoje: 8 Total: 7773393

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.