SAÚDE

No aguardo de Ministério, Mendes negocia compra de 1,5 milhão de vacinas

GAZETA DIGITAL – Khayo Ribeiro e Vitória Lopes

Afirmando avanço nas negociações, o governador Mauro Mendes (DEM) aponta que espera conseguir, até sexta-feira (19), a compra de 1,5 milhão de doses de vacina contra a covid-19 para Mato Grosso. As negociações são realizadas por intermédio do Ministério da Saúde, com dois laboratórios.

Mauro fez a declaração nesta na tarde desta quinta-feira (18), no Palácio Paiaguás, durante a solenidade em que assinou  ordens de serviço para o início da pavimentação de 775 quilômetros e a construção de 40 pontes de concreto, que abrange todas as regiões de Mato Grosso.

No entanto, o democrata afirma que o aval depende da pasta federal. Após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Mendes pontuou que só vai garantir a compra das vacinas caso elas sejam destinadas para Mato Grosso.

Isso porque, atualmente, toda compra de vacina deve ser feita pelo Ministério da Saúde, e distribuídas no País inteiro, conforme o Plano Nacional de Imunização.

“Se alguém conseguir comprar, pode entregar e o governo federal paga e coloca no plano. Se for assim, não tem problema, vamos comprar esse 1,5 milhão, colocado no plano e distribuído no Brasil inteiro. Mas ele paga [governo], não vou pagar pra distribuir vacina para todos os brasileiros”, defendeu.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, as negociações ocorrem há pelo menos um mês, e o Estado tem todos os recursos disponíveis para efetuar a compra.

“Temos o recurso, temos o dinheiro, e conseguimos praticamente um estágio bem avançado de negociações para comprar a vacina desses laboratórios que estão ai, sendo reportados na mídia nacional e internacional”, disse.

Questionado sobre quais são os laboratórios, Mendes não respondeu. “Ainda não posso dizer quais [são os laboratórios] porque ainda não foi concretizado, mas devemos fechar entre hoje e amanhã, e vamos dar publicidade. Mas vou depender, então, dessa posição final do Ministério da Saúde para garantir que nós tenhamos esse 1,5 milhão de vacinas aqui para Mato Grosso”, afirmou.

Facebook
WhatsApp
Email
Print
Visitas: 306 Hoje: 6 Total: 7042381

COMENTÁRIOS

Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não representam a opinião deste site.